Equipe de Ubatuba
A equipe de atletas portadores de necessidades especiais de Ubatuba se destacou durante os 52º Jogos Regionais, que estão acontecendo na cidade de Caraguatatuba. Formada por oito competidores, nas modalidades de atletismo e natação, o grupo trouxe para Ubatuba um total de 17 medalhas, conquistando também a quarta posição no quadro geral de medalhas, superando cidades como São José dos Campos, Guarulhos e Ferraz de Vasconcelos.
Este resultado foi obtido graças a um trabalho que está sendo desenvolvido pela Unidade Integrada de Reabilitação (Unir). "A equipe foi formada no início deste ano e, em apenas seis meses de treino, obteve este belo resultado para o município", conta o professor de educação física, Juan Urrejola, responsável pelo desenvolvimento da equipe.
"Conseguimos formar uma equipe que se dedicou de corpo e alma aos treinamentos. A conquista de medalhas nos Jogos foi planejada. Nós treinamos observando os tempos e classificações dos anos passados. O quarto lugar no quadro de medalhas foi a conquista do ouro para nós, considerando que a nossa equipe foi formada somente por atletas ubatubenses, sem contratação de atletas de outras cidades", afirma o professor.
A coordenadora da Unir, Sueli Nogueira, conta que o trabalho surgiu, primeiramente, com o objetivo de reabilitar pacientes com históricos de amputação, acidente vascular cerebral (AVC) e outras seqüelas neurológicas, sejam elas permanentes ou temporárias. "Os esportes colaboram para que essas pessoas voltem ao convívio social, afastem-se de coisas prejudiciais como o sedentarismo, a depressão e alcoolismo. Em conseqüência, eles descobrem o corpo como forma de superar seus próprios limites e então, vem a vontade de competir e vencer."
Jogos Abertos do Interior
Passados os Jogos Regionais, os pára-atletas ubatubenses já estão de olho nos Jogos Abertos do Interior, que acontecerão em Piracicaba de 10 a 23 de novembro. A busca por novos talentos também é uma meta importante para a equipe. "Estamos buscando trabalhar com crianças portadoras de necessidades especiais, porque quanto mais cedo se começa o desenvolvimento das atividades, melhor. Para isso, o incentivo dos pais é fundamental. É muito gratificante ver as crianças competirem e ganharem. Os pais devem considerar o esporte como uma parte importante da educação dos filhos." (Fonte: Assessoria de Comunicação - PMU)