Suelen Naraisa em Itamambuca - SuperSurf 2008/Foto: Nilton Santos
Com o título do SuperSurf já nas mãos de Tita Tavares, a surfista profissional Suelen Naraisa está na briga por mais um vice-campeonato. Satisfeita com o resultado conquistado no último domingo, dia 13 de julho, nas ondas onde aprendeu a surfar, ela sabe que a disputa vai ser acirrada na Barra da Tijuca, palco da quinta e última etapa do circuito mais rico do mundo, agendado para os dias 24 a 28 de setembro. Entretanto, o que ela quer mesmo é superar a barreira da segunda colocação e ocupar o topo em 2009.
Ao falar de seu objetivo, ela afirma consciente: »Venho me preparando para a conquista do título há alguns anos e já estou pensando no ano que vem. Agora, o de vice-campeã será conseqüência do meu resultado no Rio». Por duas vezes, nos anos 2004 e 2007, a surfista da praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP), bateu na trave e em setembro poderá chegar pela terceira vez na mesma posição.
Com a vitória no último domingo, ela passou para a segunda colocação no ranking, somando 3.200 pontos, e está empatada com Diana Cristina. Em Ubatuba, o risco de Tita colocar a faixa de campeã da temporada antecipadamente era iminente. Sendo assim, Suelen focou o lugar mais alto do pódio. »Eu sabia que se a Tita chegasse até a final, eu não teria chances de disputar o título. Então, coloquei em minha cabeça o objetivo de vencer e estou super feliz por conseguir».
E a última bateria do dia foi justamente contra a campeã da temporada, em um mar difícil de achar as ondas. Mas para Naraisa, nem tanto. »Estava bem difícil, por isso fiquei analisando muito antes de entrar e sabia que não poderia ficar esperando. Daí, saí pegando e fiz duas notas razoáveis para sair vitoriosa». A conquista registrou outro marco importante na carreira da atleta. Agora, ela é a primeira tricampeã da etapa de Itamambuca, única praia que nunca saiu do calendário da Divisão Principal do Circuito Brasileiro desde o ano 2000.
Considerada a Rainha de Itamambuca, ela comemora com modéstia. »Hoje falo que aprendi a competir em casa, onde fico tranqüila, já que é o lugar que eu nasci. Surfar aqui é maravilhoso». Seus próximos compromissos serão em águas estrangeiras, nas etapas do WQS. »Estou indo para Califórnia e Portugal», avisa.
Conquistas - Em sua carreira de atleta, Suelen Naraisa já coleciona importantes títulos. Ainda como amadora, conquistou o bicampeonato paulista. Em competições internacionais, contribuiu para que o Brasil fosse campeão na primeira edição do ISA World Junior, em 2003. No mesmo ano, foi vice-campeã do Super Trials. Já no Circuito Petrobrás, exclusivo para mulheres, ela foi a melhor profissional em 2006. No Super Surf, Suelen aparece nas estatísticas do evento em números de vitórias por etapa e também de vice-campeã.(Fonte: Fama Assessoria)
Pódio Suelen, Renato e Luana todos de Ubatuba - SuperSurf 2008/Foto: Nilton Santos