Participantes do curso aprendem primeiros-socorros
A Base dos Bombeiros de Ubatuba, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira, 17, um treinamento para 13 pessoas, entre elas motoristas, guardas municipais e funcionários da prefeitura, em geral, para uniformizar os atendimentos pré-hospitalares no município. Os participantes do workshop ministrado pelos bombeiros são pessoas ligadas a setores que ocasionalmente podem se envolver em situações que exijam atendimentos a emergências.
“Este é o primeiro de uma série de treinamentos que vamos fazer junto à prefeitura para sincronizarmos os atendimentos”, explica o comandante da Base de Bombeiros de Ubatuba, o 2º Sargento Meirelles.
Foram passadas orientações teóricas e práticas, com noções de prevenção de acidentes, primeiros-socorros, incluindo o transporte de acidentados e como agir em situações como fraturas, queimaduras e outras emergências.
“O Corpo de Bombeiros vem ajudar ao atendimento que já existia em Ubatuba, que, inclusive, era prestado com extrema qualidade pelo Salvamar, Polícia Rodoviária Federal, Defesa Civil e ambulância”, disse Meirelles, que anunciou um projeto chamado Centro de Emergência Unificado (CEU), onde, em um breve futuro, estas instituições poderão trabalhar totalmente integradas. “Nossa intenção é, principalmente, compartilhar experiências, distribuindo melhor os meios existentes. Antes, o ‘piano’ era carregado apenas pelas instituições citadas anteriormente, agora os bombeiros vieram para ajudar a dividir o peso, refletindo em um serviço ainda melhor para a comunidade”.
Ainda de acordo com o comandante, outras turmas também receberão as mesmas instruções, “pensando também em grandes ocorrências, onde todos poderemos atuar em conjunto”, concluiu Meirelles. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Participantes recebem instruções práticas