Curso de horta suspensa em Caraguá
A equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa) da Prefeitura de Ubatuba foi convidada a ministrar seu “Curso de Hortas Suspensas, Alimentação e Qualidade de Vida” na cidade de Caraguatatuba. O convite foi feito pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada (Cati) e aconteceu nesta segunda-feira, 14. Participaram do evento cerca de 50 pessoas, entre agricultores e outras pessoas interessadas, moradores de zonas rurais e urbanas.
O curso foi solicitado pelo Grupo Verde Saúde, que está desenvolvendo o projeto “Resgate da Memória Cultural da Utilização de Ervas Medicinais do Litoral Norte”. Segundo uma das componentes do Grupo, Celeste Cotrin, o principal interesse do grupo foi aprender as técnicas de compostagem ensinadas no curso. “Dentro do nosso trabalho de resgate, gostaríamos de desenvolver as técnicas de biofertilizantes e aproveitamento saudável do lixo para criar a nossa própria terra, que alimentará o herbário. Achei muito bom saber que podemos abrir as divisas e criar parcerias. O curso foi ótimo para nos mostrar novos horizontes.”
Na opinião do engenheiro agrônomo da Smapa, este intercâmbio entre cidades é muito interessante. “Nosso curso está extrapolando as fronteiras do município. É gratificante poder difundir esta consciência ambiental, para que outras cidades possam desenvolver seus próprios cursos, multiplicando e mostrando as técnicas a cada vez mais pessoas.”
A nutricionista Luana Tozaki, que ministra a palestra sobre alimentação e qualidade de vida, afirmou que os participantes ficaram deslumbrados com a idéia das hortas suspensas. “Como eles nunca tinham visto algo parecido, ficaram muito curiosos e fizeram inúmeras perguntas.”
Nova data em Ubatuba
Devido ao grande interesse despertado no público ubatubense durante a 85ª edição da Festa de São Pedro, em que havia um stand da Smapa, foram abertas novas datas para o Curso de Hortas Suspensas, Alimentação e Qualidade de Vida. No próximo dia 24, duas grandes turmas se reunirão na Praça Bip, sendo que uma será de manhã, a partir das 8h e outra à tarde, a partir das 14h. Os inscritos serão contatados pela equipe da Smapa, por telefone. Quem for participar, deve levar para o curso: garrafas pet, barbante, estilete e vontade de aprender. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)
Curso de horta suspensa em Caraguá