Resgate/Foto: Adriane Ciluzzo
A Base dos Bombeiros de Ubatuba já está funcionando a todo vapor. Menos de uma semana depois da inauguração, 17 ocorrências já foram atendidas. De acordo com o comandante da Base de Bombeiros de Ubatuba, 2º Sargento Meirelles, o combate a incêndio ainda é a mais tradicional ocasião quando o cidadão deve acionar os bombeiros, porém, destas 17 ocorrências, a maioria foi acidentes domésticos, derivados de quedas, inclusive com casos de fraturas graves.
“Se a base de Ubatuba ainda não estivesse em funcionamento, estas emergências teriam que esperar o atendimento vir de Caraguá ou então acabariam sendo utilizados meios de transporte inadequados”, afirma Meirelles. “Desde 1990, os bombeiros vêm se adequando às necessidades e por isso temos atendimento de emergência médica, como no caso de acidentes de trânsito, atropelamentos, acidentes domésticos, queimaduras, envenenamentos, choques elétricos, intoxicações, e até partos. Mas a pessoa deve ter a consciência de que nosso trabalho deve ser requisitado em casos que tenham potencial risco de vida”, alerta o comandante.
193
O cidadão que se encontrar em uma destas situações, deve ligar para o número 193 e informar sobre o que se trata a ocorrência. A ligação é atendida em Caraguatatuba, onde é feita uma triagem das ocorrências e passado o chamado para a base de Ubatuba.
A Base de Bombeiros de Ubatuba conta com 28 homens que compõem o efetivo, além do apoio de oficiais e sargentos, como efetivo flutuante, para realizar vistorias em estabelecimentos comerciais. Este serviço de vistorias ainda não está funcionando por enquanto, mas, de acordo com o comandante, em breve estará em plena atividade.
A Base de Bombeiros conta com uma viatura de resgate e outra de combate a incêndio e salvamento. A viatura de resgate conta com todo o equipamento necessário para primeiros-socorros, desde reanimação cardíaca até imobilização de fraturas. “A gente não quer que precisem de nós, mas, se precisarem, queremos estar nas melhores condições para atender e prestar o melhor serviço possível”, diz Meirelles. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Bombeiros/Foto: Adriane Ciluzzo