Secretária Valéria Gelli, com o presidente da Colônia Z-10 e os pescadores que receberam as chaves dos ranchos
A manhã desta sexta-feira, 4, foi mais um marco para o setor pesqueiro de Ubatuba. No mesmo dia, foram inaugurados: a nova sede da Colônia Z-10, na Ilha dos Pescadores e o primeiro rancho de pesca regularizado do país, situado na Praia do Perequê-Açu. A partir de agora, os pescadores poderão resolver suas questões burocráticas sem precisar sair da Ilha e os pescadores da Praia Perequê-Açu têm um lugar seguro para guardarem seus apetrechos de pesca.
Para a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, as duas inaugurações representam a valorização do setor, considerando a sua importância para o município. “O setor pesqueiro é a segunda maior economia de Ubatuba e movimenta, direta ou indiretamente, mais de 10 mil pessoas. Desde o início da nossa gestão, temos desenvolvido diversas ações no sentido de promover o desenvolvimento sustentado desta atividade. É uma grande alegria poder contribuir para a melhoria de condições de trabalho e de qualidade de vida dos pescadores e de suas famílias.”
O presidente da Colônia Z-10, Joedes Teixeira, mais conhecido como Chacrinha, afirma que é uma grande alegria ter a sede dentro da Ilha dos Pescadores. “É aqui que os pescadores estão, este é o lugar ideal para abrigar a Colônia. É uma satisfação muito grande saber que o nosso setor tem sido ouvido e atendido em suas reivindicações. O rancho dos pescadores é uma luta de 12 anos, que agora alcança o seu resultado. Vamos continuar batalhando para que os outros 40 ranchos de pesca existentes em Ubatuba também sejam regularizados.”
Colônia Z-10
A Colônia Z-10, totalmente reformada, voltará a funcionar na Ilha dos Pescadores, dando maior conforto e melhores condições de atendimento aos pescadores. A sede foi reformada por meio de um convênio com a prefeitura, dentro do Programa de Manejo Sustentado da Pesca, promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura, pesca e Abastecimento (Smapa).
Rancho dos pescadores
O rancho dos pescadores, na Praia do Perequê-Açu, é o primeiro rancho do país reconhecido e autorizado pelo Serviço de Patrimônio da União. Ele foi construído por meio de uma parceria entre os pescadores locais, a Colônia Z-10 e a prefeitura, atendendo a uma solicitação de mais de 10 anos. O objetivo deste rancho é dar apoio aos pescadores artesanais da região. Ao todo, são oito boxes que abrigarão canoas e apetrechos de pesca e beneficiarão 16 famílias. A posse dos boxes é hereditária, não podendo ser vendida ou alugada. (Fonte: Assessoria de comunicação PMU)
Pescadores e funcionários com a secretária Valéria Gelli e o Chacrinha, na frente da Colônia Z-10