A frente parlamentar que foi criada para dar apoio aos pescadores do estado de São Paulo esteve reunida com o secretário estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano, na última terça-feira, 1º de julho. O objetivo da reunião foi levar ao secretário uma nova minuta para o decreto que prevê a criação de Áreas de Proteção Ambiental (APAs). O documento entregue pela frente contém considerações formuladas por representantes do setor pesqueiro e do poder público dos quatro municípios do Litoral Norte.
Durante a reunião, o secretário Xico Graziano reafirmou a segurança da pesca artesanal, prometendo que o decreto não afetará suas atividades. Em vista disso, o setor pesqueiro, finalmente, aceitou a formulação do decreto. Representantes da Colônia Z-10 e da Associação dos Pescadores de Ubatuba preferiram analisar a terceira minuta, que ficará pronta no próximo dia 15, já com as considerações dos setores náutico e ambiental, além das da frente parlamentar da pesca.
A secretária municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, afirmou que uma das grandes reivindicações é a participação do setor pesqueiro no conselho gestor das APAs e que este conselho seja deliberativo. “Ressaltamos também ao secretário Xico Graziano, que dentro deste conselho gestor, quem deve representar o setor pesqueiro são os próprios pescadores.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)