A Santa Casa de Misericórdia da Irmandade Senhor dos Passos de Ubatuba, que está sob intervenção da prefeitura desde 2005, dará início às atividades da ala superior do hospital, na próxima semana. No dia 4, às 14h, acontecerá uma solenidade, com a presença do prefeito Eduardo Cesar, entre outras autoridades, para formalizar a ativação do espaço onde funcionará uma clínica médica e uma enfermaria de cuidados especiais.
Na clínica médica, serão 20 leitos reservados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e dois apartamentos para convênios e particulares. Na enfermaria de cuidados especiais, serão seis leitos, sendo que um deles será reservado para isolamento em casos de doenças infecto-contagiosas. A ativação desta nova ala permitirá adequações importantes também na parte inferior da Santa Casa, onde funcionam atendimentos, como: pediatria, maternidade, berçários pronto-socorro e centro cirúrgico.
Marco na história
Segundo a diretora administrativa da Santa Casa, Mara Franhani, este é um momento histórico para o único hospital de Ubatuba. “Poderemos oferecer à população de Ubatuba e aos nossos visitantes, uma estrutura totalmente nova, com uma acomodação diferenciada. Na parte de baixo, o redimensionamento permitirá melhorar as condições da maternidade, criando um espaço mais tranqüilo para as mães e seus bebês. Nossa intenção é criar um ambiente mais agradável para todos os usuários da Santa Casa.”
O prefeito Eduardo Cesar explica que a Santa Casa tem passado por muitas mudanças nos últimos três anos. “Desde que assumimos a Santa Casa, nossa principal preocupação é humanizar o atendimento. Neste sentido, muitas adaptações têm sido implementadas e quem precisa na Santa Casa hoje, pode notar a diferença. Agora, estamos batalhando para obter o credenciamento que formaliza a existência da UTI no município. Nossa luta é para conseguir o apoio do estado em mais esta empreitada, que trará benefícios, não só para a cidade, mas para toda a região.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)