Pela manhã, o bairro Sesmaria foi contemplado com 40 refrigeradores e, na parte da tarde, foi a vez do Pé da Serra receber o prefeito, sua equipe e a Elektro para a entrega de mais 10 novas geladeiras e um playground.
O critério para que o morador seja beneficiado com a troca de geladeira, além do consumo excessivo, é o estado de conservação do equipamento. A avaliação é realizada pela Elektro no período de regularização das instalações internas das residências. As geladeiras são trocadas por aparelhos mais econômicos e os antigos são descartados de forma ecologicamente correta.
“Sinto-me orgulhoso por fazer parte desta administração que está vendo coisas inéditas acontecerem de fato, como é o caso desta entrega de geladeiras por parte da Elektro. Esta revolução só acontece porque a comunidade está unida em prol de um único objetivo que é uma cidade melhor para todos nós”, disse o prefeito Eduardo Cesar, no Pé da Serra.
Representando a comunidade do Pé da Serra, o munícipe Zé Pote também fez seu discurso: “moro neste bairro há 15 anos e só agora, com este prefeito, estou vendo as melhorias chegarem para nós. E somente nesta administração estamos vendo a comunidade participar ativamente das decisões”.
O Projeto Energia Comunitária
O Projeto Energia Comunitária foi desenvolvido em Ubatuba com a parceria da prefeitura, através da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social e visa estimular o desenvolvimento de comunidades de baixa renda por meio de iniciativas voltadas à recuperação, melhoria e adequação da infra-estrutura local, integradas a intervenções sociais e ambientais que garantam a sustentabilidade e a manutenção das melhorias pelos próprios moradores da comunidade.
As ações contemplam a regularização das instalações elétricas das residências (troca de fiação e colocação de lâmpadas mais eficientes) com foco na segurança e uso adequado da energia elétrica. Em Ubatuba foram contemplados sete bairros de Ubatuba: Parque Guarani, Pedreira, Vila Santana, Vale do Sol, Cachoeira dos Macacos, Sesmaria e Pé da Serra, totalizando mais de mil residências que receberam melhoria na rede elétrica e mais de cem novas geladeiras entregues à pessoas cujos refrigeradores estavam muito velhos e gastando muita energia. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)