Ubatuba inaugura no próximo dia 3 de julho, às 17h, a Farmácia Popular, programa do Governo Federal que oferece medicamentos básicos com preço muito mais acessível, ampliando o acesso da população aos remédios considerados essenciais.
Qualquer pessoa pode adquirir os medicamentos na Farmácia Popular, com valor de até 90% abaixo do mercado, desde que possua a receita médica. São 107 medicamentos disponíveis.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão do Ministério da Saúde e executora do programa, adquire os medicamentos de laboratórios farmacêuticos públicos ou do setor privado e disponibiliza nas Farmácias Populares a baixo custo. Um dos objetivos do programa é beneficiar principalmente as pessoas que têm dificuldade para realizar o tratamento por causa do custo do medicamento.
Os medicamentos
A Farmácia Popular oferece medicamentos que tratam das doenças com maior incidência no país. Estão disponíveis, também, preservativos masculinos cuja utilização é importante para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções e verminoses, são exemplos de doenças para as quais são encontrados medicamentos. Além dessas, estão disponíveis produtos com indicação nos quadros de cólicas, enxaqueca, queimadura, inflamações e alcoolismo, além dos anticoncepcionais.
Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, “a vinda da Farmácia Popular para Ubatuba é mais uma importante conquista do cidadão ubatubense, que passará a pagar muito menos por aqueles medicamentos que, muitas vezes, são indispensáveis para sua saúde. Desta forma, as pessoas poderão investir o valor antes pago em remédios em outras necessidades, como alimentação e lazer”.
A Farmácia Popular de Ubatuba funcionará na Rua Coronel Domiciano, 280, Centro. O atendimento ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h. Os interessados em saber quais medicamentos estarão disponíveis na Farmácia Popular podem entrar no site www.saude.gov.br, clicar no link Farmácia Popular e depois em elenco de medicamentos. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)