O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve no calçadão da Avenida Dona Maria Alves, nesta quinta-feira, 19, para entregar oficialmente ao 17º Grupamento de Bombeiros - Salvamar uma moto aquática, um bote de salvamento inflável e um veículo, tipo furgão, que será transformado em unidade de resgate e salvamento aquático. Com exceção do veículo Fiat Ducato, que foi adquirido pela Prefeitura de Ubatuba, os demais equipamentos foram viabilizados através de parceria com o Governo do Estado.
A entrega destes equipamentos faz parte do projeto de reestruturação do Corpo de Bombeiros de Ubatuba, objetivando maior segurança e conforto para moradores e visitantes de Ubatuba. A construção da Brigada de Resgate e Combate a Incêndio, que será inaugurada no início de julho, também compõe a reestruturação.
Salvando vidas
“Estamos vendo a cada dia o aumento de equipamentos e a melhoria das condições de trabalho e de estrutura, que revertem em melhor atendimento ao cidadão. A parceria com o Estado e o apoio da prefeitura têm proporcionado momentos de muita alegria para os bombeiros”, disse o tenente Alexandre Rodrigues dos Passos.
O comandante do 4º Subgrupamento de Bombeiros, Capitão José Eduardo Stanelis de Aquino, elogiou a iniciativa e a coragem do prefeito Eduardo Cesar: “graças à iniciativa do prefeito em implantar a cobrança da taxa, foi possível a construção da Brigada de Incêndio. Isto porque ele não estava comprometido com as eleições e sim com a comunidade”.
O sub-comandante do Grupamento de Salvamento Marítimo do Estado de São Paulo, Major Reynaldo de Almeida Chagas, também elogiou a iniciativa da criação do Corpo de Bombeiros tradicional: “nós, que estamos aqui desde os anos 80, sabemos da grande necessidade e dos problemas que acarretavam a falta da brigada de incêndio em Ubatuba e hoje, graças ao prefeito Eduardo Cesar isto está sendo realizado”.
O prefeito disse estar orgulhoso em receber mais estes equipamentos: “temos feito o possível para atender as necessidades da comunidade e a parceria com o Estado tem se mostrado extremamente eficaz neste sentido. Em 360 anos de história nunca tivemos bombeiros para combate a incêndio e pela primeira vez teremos uma equipe equipada e qualificada para salvar vidas em nossa cidade”, disse Eduardo Cesar, que enalteceu o esforço do capitão Stanelis para tornar este sonho realidade.
Viatura de resgate
A viatura de resgate e combate a incêndio entregue pelo Estado para a base dos bombeiros em Ubatuba deve atender emergências médicas, tais como enfarto, acidentes de trânsito, partos, envenenamento e outras ocorrências urgentes. A viatura terá equipamentos básicos para primeiros-socorros, como oxigenioterapia e desfibrilador externo automático para problemas cardíacos. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)