Luiz Felipe Azevedo com Dagmar Cupaiolo
Empresários do ramo turístico e interessados em geral se reuniram no auditório da Unitau, nesta quarta-feira, 18, para assistirem a uma apresentação da Prefeitura de Ubatuba sobre o que está sendo feito pelo desenvolvimento do turismo no município. Cerca de 150 pessoas compareceram e tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as ações da prefeitura no sentido de fomentar a atividade turística em Ubatuba. No auditório estiveram presentes representantes de diversos setores, tais como hotéis, restaurantes, marinas, operadoras de mergulho, comerciantes, entre outros.
O evento teve início com a explanação do secretário municipal de Turismo, Luiz Felipe Azevedo, que abordou, entre outros assuntos, o fato de o turismo ter sido apontado no Plano Diretor como principal vetor de desenvolvimento de Ubatuba. Além deste aspecto, o secretário falou sobre diversos pontos, tais como gestão participativa, a municipalização do turismo, o incremento da promoção turística, calendário turístico, capacitação de mão-de-obra e a importância da construção do Centro de Convenções.
“Acredito que o resultado mais positivo deste encontro foi o retorno das pessoas que entendem do assunto e que têm vivência de longos anos com o turismo local. Estas pessoas ficaram muito bem impressionadas com esta prestação de contas. Percebi que atingimos nosso objetivo, pois recebi muitos elogios de pessoas que perceberam que Ubatuba está definitivamente no caminho certo para o turismo profissional”, disse Luiz Felipe.
Um novo horizonte
Em seguida foi a vez do secretário municipal de Obras, João Paulo Rolim, fazer sua apresentação. João Paulo falou sobre os novos rumos que Ubatuba está traçando no combate à sazonalidade, com investimento em infra-estrutura, capacitação profissional, urbanizações e ordenamento do sistema viário. “Um novo horizonte nos espera”, disse o secretário de Obras.
O engenheiro Luiz Carlos Ferraz fez uma rápida apresentação sobre o projeto do Centro do Professorado de Ubatuba, que será construído no local onde funcionava o antigo Cine Iperoig. Na seqüência, o vice-presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Dagmar Cupaiolo, fechou o evento com uma palestra que sensibilizou os presentes para o potencial de Ubatuba e a união em prol do desenvolvimento do município.
Para o turismólogo André Eduardo Crespi, que acompanhou o evento: “é muito bom que a população saiba os planos e ações que o município está desenvolvendo para que o turismo possa crescer com sustentabilidade, tanto pelo lado sócio-econômico quanto pelo lado ambiental. Como foi dito pelos palestrantes, Ubatuba é um lugar único, com muitas belezas naturais e produtos que, se profissionalizados, devem atrair o turismo de qualidade que a cidade tanto precisa”. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PM0)