No próximo dia 28 de junho, no Parque Estadual da Ilha Anchieta, será realizado o “XI Encontro Anual dos Filhos da Ilha”, em celebração aos 56 anos do “Dia do Levante”.
O evento tem como objetivo principal marcar a importância desse episódio para a história brasileira, ocorrido em 20 de junho de 1952 na Ilha Anchieta, que culminou na desativação do Presídio ali construído e inaugurado em 1908, com o nome de Colônia Correcional do Porto das Palmas. A celebração vem ocorrendo tradicionalmente há uma década.
No encontro serão homenageados os sobreviventes da então “Rebelião dos Presos”, os chamados “Filhos da Ilha”, pessoas que nasceram ou viveram na Ilha Anchieta na última fase de funcionamento do Presídio, na década de 50.
O evento
Como vem ocorrendo há mais de um ano, os Filhos da Ilha, capacitados pelo Parque Estadual da Ilha Anchieta, compartilharão suas experiências vivenciadas no “Dia do Levante”, seja como contadores de história, ou como condutores de grupos de visitantes em um roteiro turístico histórico-cultural, o qual prevê uma caminhada leve com duração de cerca de trinta minutos, com paradas para o relato dos principais pontos e fatos históricos.
A abertura oficial do Encontro está prevista para as 9h30, seguida da confraternização dos Filhos da Ilha, que inclui uma caminhada até a “Santa Cruz do PM Laurindo” onde serão depositadas flores em homenagem aos funcionários civis e militares mortos em combate no “Dia do Levante”.
Durante todo o dia o público visitante poderá também apreciar vídeos com temas pertinentes ao encontro, bem como participar de caminhadas ecológicas nas trilhas temáticas do Parque Estadual da Ilha Anchieta. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU/Parque Estadual da Ilha Anchieta)