Prefeito de Ubatuba e alunos de escola municipal/Foto: Adriane Ciluzzo
No próximo dia 26, o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, será agraciado com o título de Prefeito Amigo da Criança 2008, concedido pela Fundação Abrinq. De 2263 municípios inscritos, apenas 139 foram reconhecidos com o título. Na região somente Ubatuba, São José dos Campos, Lorena, Jacareí e São Sebastião receberão o prêmio, que será entregue em Brasília, no auditório Petrônio Portela, do Senado Federal, no Congresso Nacional.
Para concorrer ao título foram avaliados todos os municípios que se comprometeram com o “Programa Prefeito Amigo da Criança” a priorizar em suas políticas públicas na gestão 2005-2008 as crianças e adolescentes. Foram analisados critérios nas áreas de saúde, cobertura vacinal, educação infantil e índices de mortalidade infantil. Dos 139 prefeitos premiados com o título, 3 são da região Norte, 7 do Centro-Oeste, 34 do Nordeste, 61 Sudeste e 34 do Sul.
Aprovado por especialistas
Para reconhecer o compromisso firmado pelos municípios e o esforço para melhorar as condições de vida de suas crianças e adolescentes, o Programa criou o Selo Prefeito Amigo da Criança, concedido em duas etapas, a partir do retorno e avaliação dos Mapas: 2005-2006 e 2007-2008. A análise dos dados, bem como a elaboração de parecer técnico para avaliação de desempenho dos municípios nos eixos de saúde, educação e proteção social para garantia dos direitos de suas crianças e adolescentes, ficaram a cargo de especialistas dessas áreas.
“Estou muito feliz com a obtenção desse prêmio, mas na verdade, quem ganha com esse título é o nosso município. Se fomos contemplados é porque estamos conseguindo levar saúde, educação de qualidade, assegurando assim, os direitos que são garantidos às crianças e adolescentes”, explicou Eduardo Cesar, lembrando do importante papel que o promotor da Infância e da Juventude, Dr. Percy José Cleve Kuster tem desempenhado em Ubatuba na garantia desses direitos. (Fonte: Assessoria de comunicação PMU)