Embora a reprodução do mosquito Aedes aegypti diminua na época do frio, a Prefeitura de Ubatuba, por meio de seu Centro de Controle de Endemias, continua realizando arrastões pontuais a fim de manter baixa a infestação do mosquito da dengue. Durante esta semana, de 16 a 20 de junho, estão sendo visitados os imóveis dos bairros: Lagoinha, Praia Dura e Fortaleza. Para a próxima semana, a partir do dia 23, será trabalhado o bairro da Estufa II.
Além dos arrastões em andamento, a equipe de controle de endemias realiza diversas atividades de rotina, como: pesquisas em armadilhas, pontos estratégicos e atendimento a denúncias. Nesta terça-feira, 17, por exemplo, estarão sendo vistoriados os chamados imóveis especiais, que são instalações de maior porte e com grande circulação de pessoas, como: delegacia de polícia, Santa Casa, supermercados, e outros. Em Ubatuba, são 12 os imóveis cadastrados com estas características.
No fim do mês de maio, foi realizado mais um levantamento do Índice de Breteau, que mede a densidade larvária, ou seja, a ocorrência de larvas do mosquito nas regiões. Este índice é analisado trimestralmente. Neste último, foi observado um índice menor que 1, que indica situação de infestação sob controle. O coordenador de Controle de Endemias, Antenor Benetti, explica que esta é uma boa oportunidade para manter a segurança no município. “Em Ubatuba, o frio não chega a ser um fator significativo no controle do mosquito. Portanto a melhor forma de manter Ubatuba sem dengue é eliminar criadouros em nossas casas.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)