A professora Eliana Paula Batista de Moura responsável pelo projeto /Foto: Roberta Nosé
Desde o ano passado a professora Eliana Paula Batista de Moura trabalha a animação em massinha com seus alunos da sala especial na Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves. Esse ano, Eliana, disposta a passar sua experiência e conhecimento no assunto a outros professores da rede municipal, vem, desde o dia 4 de junho, ministrando uma oficina de animação em massinha, na escola Tancredo Neves.
As aulas acontecem uma vez por semana, e aproximadamente 30 professores estão participando das atividades. “A intenção é ensinar algumas técnicas, simples, para que os professores possam trabalhar a animação em massinha de forma descomplicada e prazerosa com seus alunos”, diz Eliana.
Na primeira aula, Eliana sugeriu que os professores se dividissem em grupos de três a quatro pessoas, e distribuiu parlendas (rimas infantis) entre os grupos. A idéia é que cada grupo transforme a parlenda recebida em animação. Cada grupo redigiu um roteiro e desenhou o story-board, quase uma história em quadrinho muito utilizada em cinema para programar quais as cenas que serão gravadas, neste caso, fotografadas.
As duas aulas seguintes são reservadas para a confecção, em massinha, dos personagens, objetos e cenários, e para as sessões fotográficas. Por fim serão feitas a edição em computador, e a montagem da animação para a exibição para os grupos, que está previsto para acontecer em 02 de julho. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
Cena feita com massinha de modelagem /Foto: Roberta Nosé