Representantes do setor pesqueiro das quatro cidades do Litoral Norte estiveram reunidos com o Ibama, na semana passada, para discutir o melhor período para o defeso dos camarões sete-barbas e rosa. A solicitação de revisão do decreto partiu dos pescadores ubatubenses e foi atendida pelo Ibama. Eles querem que o período de defeso seja o mesmo para as duas espécies, ou seja, entre março e maio. Outra proposta é que o defeso seja para todas as espécies de camarão.
A proposta do Litoral Norte será levada para uma reunião em São Paulo, no próximo dia 24, onde será consolidada a proposta final do Estado e esta será levada para Centro de Pesquisas Sudeste e Sul do Ibama, em Santa Catarina, para análise e mudança do defeso. O argumento do setor pesqueiro é que o defeso unificado facilita a fiscalização e protege todas as espécies. Além disso, os próprios pescadores passam a ser agentes colaboradores na defesa do meio ambiente.
A representante do Ibama, Maria Cristina Cérgole, abriu a reunião dizendo que esta era uma conquista dos pescadores de Ubatuba que, juntamente com a prefeitura, reivindicaram junto ao Ibama a modificação do período do defeso do camarão sete barbas e rosa.
Na opinião da secretária municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, o setor produtivo ubatubense está colhendo frutos das sementes que vêm sendo plantadas desde o início desta gestão, em 2005. “Nós estamos batalhando juntamente com todos os setores produtivos de Ubatuba e órgãos competentes para que a legislação ambiental seja adequada à nossa realidade. Graças a este trabalho conjunto e responsável, Ubatuba tem se destacado na formulação das políticas públicas, influenciando em decisões de nível estadual e nacional”, explica Valéria. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)