Começam nesta sexta-feira, 13, em Ubatuba, as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Até o próximo domingo, 15, a cultura japonesa poderá ser vista e apreciada na avenida Iperoig, no centro da cidade. Para as comemorações será montado um restaurante único, onde serão comercializadas as mais diversas iguarias da culinária japonesa, além de outras nove barracas, onde poderão ser encontrados sorvetes de gengibre, sakerinha (caipirinha de saquê), vendas de origami, flores, utensílios japoneses, entre outros.
Na sexta-feira, 13, às 19h30, acontece a abertura do evento com a execução dos hinos nacionais do Brasil e Japão com acompanhamento da »Banda Sinfônica Lira Padre de Anchieta» e a realização de cerimônias típicas japonesas. A primeira será a cerimônia Kagami Wari, onde a quebra do barril de saquê é feita pelas autoridades presentes desejando a todos o sucesso da festa.
Na seqüência haverá a cerimônia Mochitsuki, remetendo o desejo de felicidade da família, da sociedade e da nação.Terá uma tenda próxima ao palco com o pilão para o preparo do moti, que é um bolinho de arroz, que os presentes poderão degustar.
No sábado, 14, a festa terá a duas apresentações do grupo Kaito Shamidaiko, uma família japonesa de Taubaté que há 14 anos se apresenta utilizando os instrumentos taikô (tambor), shamissen (instrumento de três cordas) e shakuhachi (instrumento de sopro). O grupo irá fazer, inclusive, uma apresentação no dia 18, em São Paulo, na grande comemoração dos 100 anos da imigração japonesa no Brasil.
Exposição na Fundart
De 12 a 22 de junho acontece na Fundart a exposição de peças do acervo das famílias da Anibra. Poderão ser vistos durante a exposição, roupas, medalhas, bonecos, espadas, utensílios domésticos, fotos, leques, entre outros objetos que retratam a cultura japonesa. A exposição pode ser vista das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas de segunda a sexta-feira e aos sábados e domingos das 18 às 22 horas.
Confira a programação completa da festa:
Dia 13 – Sexta-feira:
20 horas – Apresentação de Odori - ANIBRA
20h30 – Apresentação do coral – Escola Dominique
21 horas – Apresentação de dança japonesa individual
21h20 – Apresentação de dança – Academia da Jerusa
21h30 - Apresentação da ESCOLATA
22 horas – Apresentações culturais caiçaras
Dia 14 – Sábado
19h30 – Apresentação de Katá
20h – Apresentação de Taikô
20h30 – Apresentação de Odori
21h - Apresentação de Kung fú
21h20 – Apresentação da Academia da Jerusa
21h30 Apresentação da Escolata
22h - Apresentação de dança individual japonesa
22h30 – Apresentação de Taikô
Dia 15 – Domingo
O restaurante estará aberto a partir das 17 horas
17 horas – Música japonesa ambiente
18 horas – Apresentação de Odori
19 horas – Apresentação de dança individual japonesa
Nos intervalos de cada apresentação haverá música ambiente japonesa. O evento é uma realização das Secretarias de Turismo (Setur) e Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Ubatuba, da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) e da Associação Nipo Brasileira de Ubatuba (Anibra). (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)