Pescadores fizeram manifestação durante visita de Chico Graziano a Ubatuba
Uma frente parlamentar, formada por 17 deputados estaduais foi criada, nesta semana, para dar Apoio e Defesa aos Pescadores do Estado de São Paulo. Esta frente foi formada graças à ida do setor pesqueiro à Assembléia Legislativa, no último dia 29. A comitiva ubatubense foi formada por cerca de 170 pessoas, entre pescadores, representantes da prefeitura e vereadores.
Representando o prefeito Eduardo Cesar, a secretária municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli esteve presente e, juntamente com os pescadores, mais uma vez, disse não às APAs. Este posicionamento vem sendo adotado em todas as audiências públicas que já aconteceram até o momento: São Vicente, Ilhabela, Ubatuba e Caraguatatuba. O setor pesqueiro teme que a criação de novas áreas ambientais venha a prejudicar seriamente suas atividades.
Como justificativa para a criação da frente parlamentar, os deputados afirmam que as questões dos pescadores do estado de São Paulo devem entrar na ordem do dia como prioridade. Afirmam ainda que os seus interesses ultrapassam as ideologias e filiações partidárias e reconhecem a histórica exclusão das comunidades tradicionais caiçaras.
Frente parlamentar
Compõem a frente parlamentar os deputados: Mozart Russomano, Carlinhos Almeida, Padre Afonso Lobato, Luiz Carlos Gondim, Ana do Carmo, Adriano Diogo, Conde Lopes, Estevam Galvão, Barbosa de Carvalho, Cido Sério, Maria Lúcia Prandi, Olímpio Gomes, Samuel Moreira, Vanessa Damo, Gil Arantes, Gil Márcia Santos e Milton Leite Filho.
Manifestação durante Semana do Meio Ambiente
O secretário estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano, esteve em Ubatuba na última terça-feira, 3, para lançar o programa “Pente-fino Ambiental” e se deparou com uma manifestação dos pescadores. Um grupo de discussão foi aberto para discutir assuntos relativos ao mar. Como resultado, ficou combinado com os pescadores que participaram do grupo, que haverá uma nova audiência, no próximo dia 16, com o presidente da Fundação Florestal, José Neto, para tratar assuntos da pesca e da preservação ambiental. (Fonte: Assessoria de Comunicação - PMU)