Aproveitando a Semana do Meio Ambiente, as crianças e adolescentes da Fundac de Ubatuba abriram, nesta quinta-feira, 5, a exposição “O Meio Ambiente por inteiro”, com as peças produzidas nas “Eco-Oficinas” de reciclagem de papel, restos de construções e fragmentos da natureza. Os interessados poderão apreciar os objetos até o próximo dia 16, no Abrigo da Fundac, que fica no Bairro Itaguá, das 9 às 11h e das 14 às 17h.
Cerca de 50 crianças e adolescentes participam desta exposição, que traz objetos como fruteiras, suportes para flores, mosaicos, cadernos, blocos, porta-retratos e enfeites, feitos com papel reciclado e elementos encontrados na natureza, como galhos, folhas, pedras e outros. Também faz parte da exposição a horta de plantas medicinais e verduras cultivada no Abrigo. Os objetos expostos estarão à venda e poderão ser retirados após o término da exposição.
O professor de artesanato da Fundac, Régis Muniz, responsável pelas eco-oficinas, explica que, paralelamente aos trabalho manuais, foram realizados outros estudos importantes. “Os jovens trabalharam com diversos textos de revistas e jornais que abordam a necessidade de preservação do meio ambiente, o aquecimento global, a ameaça do lixo e o seu reaproveitamento, entre outros assuntos. A diversidade cultural também foi abordada, dando ênfase para os povos indígenas e africanos. Nós implantamos a coleta seletiva, o sistema de composto orgânico e a horta, que já está dando bons frutos”, conta Régis
Segundo a presidente da Fundac, Josiane Grunvaldi, a intenção das eco-oficinas é despertar a consciência ambiental dos jovens, por meio da arte. “Nós estamos trabalhando com eles os conceitos da reciclagem, para mostrar que é possível produzir sem danificar, aproveitando o que antes era descartado. Também trabalhamos com diferentes culturas, com textos e personalidades que fizeram a diferença no contexto ambiental, como Chico Mendes, por exemplo. Além da consciência ambiental, estas oficinas promovem o resgate da auto-estima e o aprendizado de uma profissão.”
Serviço
Além do grande público, a exposição está aberta a grupos interessados, de escolas, universidades e outros. Para a próxima semana, diversos grupos escolares já estão agendados, para visitar a exposição e participar das oficinas de papel reciclado. O abrigo da Fundac fica na Rua Capitão Felipe, 289, no bairro Itaguá. Para mais informações e para agendar um horário, ligue: (12) 3836-1287. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)