Movimento foi intenso para troca de alimentos por sacolas retornáveis/Foto: Adriane Ciluzzo
No próximo dia 7, sábado, a partir das 10h, um grupo de estudantes de artes visuais de Ubatuba estará no pátio do Supermercado Rosado (Rua Thomaz Galhardo, em frente a Praça 13 de Maio), trocando sacolas retornáveis por três quilos de alimentos não-perecíveis. O evento faz parte de um projeto que visa diminuir a utilização de sacolas plásticas em supermercados, padarias e outros comércios.
O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Ubatuba e com diversas empresas simpáticas à causa. Ao todo, serão distribuídas 250 sacolas e os alimentos recebidos serão doados a famílias carentes, por meio da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social. A distribuição das bolsas retornáveis é o último dos eventos da Semana do Meio Ambiente, que está acontecendo em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.
Cultura e ecologia
Além de serem ecológicas, as sacolas retornáveis, feitas de tecido, também são artísticas e valorizam a cultura popular regional. Os alunos fizeram pesquisas sobre os artistas locais e estão fazendo releituras de suas obras nas bolsas, utilizando fotos, desenhos e trechos de músicas, entre outros elementos.
Uma das idealizadoras do projeto, Adriana Dias, afirma que a idéia é promover a mudança de hábitos, utilizando a arte e a beleza como incentivo. “Nós desenvolvemos diversos modelos de bolsas, com variedade de cores e tamanhos. Estamos apostando no apoio dos supermercados para esta mudança de hábitos da população. Antigamente, não existiam sacolas descartáveis, isso significa que podemos viver sem elas. As sacolas de pano são nossas grandes aliadas para colaborar com o planeta.”
Pragas plásticas
Você sabia que deixando de consumir uma sacola plástica por dia, você economizará cerca de quatro quilos de plástico por ano e, nos próximos dez anos, a indústria de petróleo deixará de extrair 4,14 toneladas de petróleo para atender você? Uma família de quatro pessoas de classe média utiliza cerca de mil sacolas por ano em supermercados, padarias e outros comércios.
As sacolas descartáveis levam um segundo para serem produzidas, 20 minutos de uso e 500 anos para se decompor, poluindo o planeta, contaminando rios e oceanos, matando animais que as ingerem, confundindo com alimentos. Um dos casos mais chocantes já conhecidos ocorreu em 2002, quando uma baleia minke foi encontrada na costa da Normandia, com cerca de 800 kg de sacos de plástico encravados no estômago.
Segundo o Programa Ambiental das Nações Unidas, existem 46 mil fragmentos de plástico em cada 2,5 quilômetros quadrados da superfície dos oceanos. Isso significa que a substância já responde por 70% da poluição marinha por resíduos sólidos.
Os parceiros
Os alunos que se dispuseram a realizar este projeto são estudantes da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) – Pólo de Ubatuba. Os parceiros são: Prefeitura de Ubatuba; Supermercado Rosado; Casa Nova Materiais de Construção; Freeway Dedetizadora; Mar Azul Turismo; Cunhã Artesanato; Com Carinho Presentes; Funerária Litorânea; Mercado Bom Preço; Cati; STTR; Quiosque Patropi e Rei do Camarão. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Parte dos alimentos arrecadados/Foto: Adriane Ciluzzo