Nem o sol forte desanimou os participantes da Passeata Ecológica/Foto: Roberta Nosé
Dia 05 de junho, o Dia do Meio Ambiente, foi comemorado em grande estilo em Ubatuba. Durante toda a semana, palestras, seminários, exposições e ações educativas foram promovidas por escolas e universidade do município, com a participação de várias organizações govenamentais e não-governamentais, sociedade civil organizada, estudantes e pais de alunos.
Os auditórios da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves e da Universidade de Taubaté foram os palcos principais destas ações promovidas pela Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Educação e Meio Ambiente.
Uma passeata ecológica
Ao som de músicas infantis que falam sobre preservação ambiental, na manhã desta quinta-feira, a Escola Municipal de Educação Infantil Idalina do Amaral Graça promoveu uma grande passeata a favor da preservação ambiental.
Após um período de concentração em frente à escola, quando a ansiedade das crianças era visível, os alunos dos períodos da manhã e tarde, acompanhados de pais e professores, percorreram as ruas do centro da cidade, carregando faixas e cartazes e distribuindo panfletos e sacolas retornáveis.
“Esse é o terceiro ano consecutivo que a EMEI Idalina promove essa passeata, e a cada ano notamos que a conscientização da importância de preservarmos o meio em que vivemos está maior”, diz Ivanilda de Oliveira, diretora da escola.
Aproximadamente 200 pessoas participaram da passeata. Vários pais e moradores locais que se juntaram à caminhada também destacaram a importância de participarem de ações como essa, em uma tentativa de mudar o pensamento sobre o destino do lixo, o cuidado com a não poluição de rios e mares e a qualidade do ar que respiramos.
Plantio de árvores e observação de pássaros
Simultaneamente à passeata, outras ações estavam acontecendo em diversos pontos do município. Na Escola Municipal Madre Maria de Glória, os alunos da professora Sandra Regina de Matos Guimarães, da 3ª série, e da professora Cláudia de Cássia Pereira, da 4ª série, esperavam o engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Mattheus de Aguiar Rodrigues Cembranelli para plantarem mudas nativas da Mata Atlântica ao longo do Rio Grande, que fica atrás da escola. Cerca de 60 crianças participaram desta ação.
Durante a semana, as professoras trabalharam em sala de aula assuntos relacionados ao meio ambiente, e antes do plantio, Matheus explicou um pouco sobre a importância da mata ciliar, tanto em sua preservação, quanto na necessidade de reflorestamento em alguns rios. Esse plantio fez parte do projeto desenvolvido pela escola, que já promoveu outras ações ecológicas como a oficina de sabão feito com óleo e a confecção de sacolas retornáveis.
Já no Parque Estadual da Ilha Anchieta, alunos das salas especiais do município, sob a orientação do estudioso Carlos Rizzo, fizeram um passeio com a intenção de observarem pássaros nativos daquela região da Mata Atlântica. (Fonte: Assessoria de Comunicação / PMU).
Folhetos foram distribuídos pelas crianças durante o ato/Foto Roberta Nosé