Xico durante sua fala na abertura da semana do meio ambiente em Ubatuba
A Semana do Meio Ambiente teve início nesta terça-feira, 03, em Ubatuba, com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano. Ele veio à cidade com toda sua equipe para fazer o lançamento estadual da operação “Pente-Fino Ambiental”, que tem como proposta discutir, com a sociedade e as autoridades, as demandas ambientais de cada município ou região. A operação aconteceu de manhã e à tarde, em dois lugares diferentes: no bairro Perequê-Açu e no Sertão da Quina.
Para Ubatuba, foram pautados cinco assuntos, que serão discutidos também nas outras cidades do Litoral Norte, ainda nesta semana: invasões no Parque Estadual, poluição, licenciamento ambiental, educação ambiental e pesca. Os grupos se dividiram para discutir os assuntos de interesse com os responsáveis por cada setor. O secretário Xico Graziano, juntamente com o prefeito Eduardo Cesar, sentou-se com cada grupo para discutir e encaminhar as questões ambientais abordadas na ocasião.
Manifestação
No bairro Perequê-Açu, houve manifestação por parte dos pescadores, que insistem em dizer não ao decreto da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que propõe a criação das Áreas de Proteção Ambiental no Litoral Paulista. Sobre isso, Xico Graziano afirmou que o decreto não afetará os pescadores artesanais e sim a pesca industrial e predatória. “Estamos recebendo sugestões para aprimorar o decreto. Fiz um trato com os pescadores de Ubatuba e vou cumprir. Sou uma pessoa de palavra. A nova minuta contempla o que já foi solicitado até agora e eu gostaria de continuar recebendo sugestões, mas nós não abriremos mão do decreto.”
Sobre a operação Pente-fino Ambiental, o secretário disse que o objetivo é saber das equipes da prefeitura, bem como da comunidade, como estão as questões ambientais no município. “Nós viemos aqui para conhecer os problemas ambientais do município e saber como está a agenda ambiental por aqui, referente a invasões, poluição, lixo, esgoto, coleta seletiva, processos ambientais, entre outras questões.”
O prefeito Eduardo Cesar afirma que a visita da equipe da Secretaria Estadual do Meio Ambiente é muito importante para o município. “Esta é uma oportunidade rara para discutirmos as nossas necessidades. De todos os nossos problemas, acredito que o maior seja o de saneamento, que foge do nosso alcance. O que podemos, estamos fazendo, mas dependemos do Governo Estadual para resolver esta questão. Precisamos unir o desenvolvimento e a preservação do meio ambiente, que é a nossa maior riqueza.”
A programação da Semana do Meio Ambiente em Ubatuba terá seqüência nesta quarta-feira, 04, com distribuição de mudas de árvores, sementes e material informativo voltado para a educação ambiental, no calçadão da Avenida Dona Maria Alves, das 10h às 16h. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)