De 13 a 15 de junho Ubatuba participará das comemorações do Centenário da Imigração Japão-Brasil. A Secretaria de Turismo da Prefeitura de Ubatuba, a Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) e a Associação Nipo Brasileira de Ubatuba (Anibra) elaboraram uma programação com atrações culturais, culinária típica e shows. O evento será realizado na Avenida Iperoig, no centro de Ubatuba.
Na sexta-feira, 13, às 19h30 acontece a abertura do evento, com a execução dos hinos nacionais do Brasil e do Japão e a realização de cerimônias típicas japonesas. A primeira será a cerimônia Kagami Wari, onde a quebra do barril de saquê é feita pelas autoridades presentes desejando a todos o sucesso da festa. Na seqüência, haverá a cerimônia Mochitsuki, onde o locutor da festa falará do significado do moti (bolinho de arroz). O pilão para o preparo do moti estará em uma tenda próxima ao palco e ao descer do palco as autoridades se dirigiram até a tenda para experimentarem o moti.
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, diz que para a cidade é uma honra participar dessa comemoração centenária. “Fizemos questão de incluir Ubatuba nessa comemoração dos 100 da imigração japonesa porque eles também fazem parte da nossa história, com muitas famílias japonesa hoje instaladas aqui em nossa cidade”, disse o prefeito.
Ainda no dia 13, a programação será a seguinte:
20 horas – Apresentação de Odori - ANIBRA
20h30 – Apresentação de dança – Escola Dominique
21 horas – Apresentação de dança japonesa individual
21h20 – Apresentação de dança – Academia da Jerusa
21h30 - Apresentação da ESCOLATA
22 horas – Apresentação da Dança da Fita
Dia 14 – Sábado
19h30 – Apresentação de Katá
20 horas – Apresentação de Taikô
20h30 – Apresentação de Odori
21h00 – Apresentação da Escolata
21h20 – Apresentação da Academia da Jerusa
21h30 - Apresentação de dança individual japonesa
22 horas – Apresentação de Taikô
Dia 15 – Domingo
O restaurante estará aberto a partir das 17 horas
17 horas – Música japonesa ambiente
18 horas – Apresentação de Odori
19 horas – Apresentação de dança individual japonesa
Nos intervalos de cada apresentação haverá música ambiente japonesa
Exposição na Fundart
De 12 a 22 de junho acontece na Fundart a exposição de peças do acervo das famílias da Anibra. Poderão ser vistos durante a exposição roupas, medalhas, bonecos, espadas, utensílios domésticos, fotos, leques, entre outros objetos que retratam a cultura japonesa. A exposição fica aberta ao público das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas de segunda a sexta-feira e aos sábados e domingos das 18 às 22 horas. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)