Membros da Casa de Recuperação Missão Jesus é Luz, entidade parceira da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento da Prefeitura de Ubatuba, participarão no dia 26 de junho, do Dia Mundial de Combate às Drogas. O evento acontecerá no Museu da Bíblia, na cidade de Barueri, e reunirá diversas entidades e será um grande encontro de discussão e atividades voltadas para a temática da dependência química.
No local, haverá estandes com a exposição de trabalhos realizados pelas entidades com os pacientes, além de palestras sobre o assunto e depoimentos de ex-dependentes. “Levaremos o material que temos produzido em nossos momentos de Terapia Ocupacional (trabalhos em jornal e madeira), e um dos nossos internos dará um depoimento, no período da tarde”, disse José Carlos da Silva, presidente da entidade.
Segundo José Carlos, eventos como esse servem para troca de experiências. “Já nos reunimos mensalmente na sede da Sociedade Bíblica do Brasil para discutir novas técnicas de atuação no tratamento de dependentes de drogas psicoativas. Esse novo encontro, em Barueri, ajudará a mostrar nossos avanços na área para outras comunidades terapêuticas, jovens em recuperação e seus familiares”
O evento faz parte do programa “Ação social pela paz” e é promovido pela a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em parceria com a COMTER (Comunidades Terapêuticas em Rede). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3245-8999.
Cronograma
8h30 – Abertura
8h45 – Apresentação institucional – secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, Erní Seibert
9h15 – Apresentação musical
9h45 – Palestra: “Os reflexos das drogas na família: a co-dependência” – proferida pela psicóloga, Eleni Rodrigues Mendes Rangel, especialista em dependência química e professora do Centro de Treinamento da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (FEBRACT)
10h15 – Depoimentos (Comunidade Terapêutica Casa filho Pródigo/ Comunidade Terapêutica GAAF)
11h20 - A importância do COMAD nos municípios – COMAD Barueri
13h30 – Palestra: “Os efeitos e conseqüências causados pelo uso abusivo de drogas nos aspectos físico, psíquico e social” – ministrada pelo médico legista e especialista no assunto, João Nazareno Pedroso de Oliveira, que atua como professor de Medicina Legal, Criminologia, Sociologia da Violência e do Crime, da Academia da Polícia Civil (ACADEPOL), além de trabalhar no DIPE (Divisão de Prevenção e Educação), que pertence ao DENARC (Departamento de Investigações sobre Narcóticos).
14h30 – Depoimentos (Comunidade Terapêutica Missão Desafio Jovem Jesus Liberta / Casa de Recuperação Missão Jesus é a Luz)
15h00 – Apresentação da peça teatral de prevenção ao uso abusivo de drogas “ACORDA PAI!” (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)