Aulas para deficientes auditivos no Tancredo
A tecelagem é uma arte milenar que resiste ao tempo pela beleza e utilidade de seus produtos. Promovido pela Fundação de Arte e Cultura (Fundart) e ministrado pela tecelã, fiadeira e tingideira Débora Barocas, o curso de tecelagem acontece no antigo Fórum, nas segundas, quartas e sextas, das 14 às 18h. Os requisitos necessários para transformar a matéria-prima em arte são apenas a sensibilidade, a criatividade e a paciência.
Para quem se interessa pela atividade milenar de tecer fios, essa é uma boa oportunidade. Segundo Deby, esta arte também está sendo utilizada para promover o entrosamento social, desenvolver as habilidades manuais, gerar renda e elevar a auto-estima, entre outras possibilidades. “Os alunos escolhem as peças que desejam produzir e eu os oriento. O resultado são peças bonitas, que podem ser usadas, vendidas ou dadas de presente. O frio está chegando, então, este curso é uma ótima pedida!”
A professora ensina técnicas de tecelagem e fiação para o desenvolvimento da criatividade pessoal e a possibilidade de geração de uma outra fonte de renda. Os alunos podem produzir cachecóis, estolas, cangas, bolsas, faixas, cintos, caminhos de mesa, jogos americanos e muitas outras peças. O curso também orienta sobre aproveitamento de materiais naturais como algodão e fibra de bananeira, retalhos nobres como a seda e a lã.
O curso tem carga horária semanal de 4 horas, a um custo de R$ 60,00 mensais. É preciso levar os fios que serão utilizados, além de fita métrica, tesoura, agulhas de crochê e de tapeçaria, além de caderno e caneta.
A professora afirma ser um prazer muito grande dividir o conhecimento com as alunas. “É muito bom poder compartilhar essa arte milenar, que se transforma facilmente em uma paixão, com infinitas possibilidades e cores”.
Cursos nos bairros
O curso de tecelagem também está sendo utilizado para alunos com dificuldade de aprendizado e para alunos com necessidades especiais, gratuitamente. Na Escola Municipal Padre Anchieta, acontece um curso junto ao Ensino para Jovens Adultos (EJA) e na Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, existe uma sala para alunos com deficiências auditivas.
Na Escola Municipal Silvino Teixeira Leite, no bairro Marafunda, o curso é gratuito e voltado para toda a comunidade, com técnicas e ferramentas acessíveis. Para este, ainda há vagas. Basta comparecer à escola às quintas feiras das 10h às 16h30.
Mais informações: (12) 3833-6184 e 9769-8223, ou (12)3033-7000 / 7001 (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Oficina na casa da cultura