O curso »Juntos Somos Fortes» do Sebrae-SP através de parceria com a Associação Comercial de Ubatuba desenvolveu nos dias 15, 16 e 17 de maio um trabalho de aprimoramento e novos conhecimentos direcionados aos artesãos de Ubatuba.
O »Juntos Somos Fortes» é um programa de 12 horas/aula criado em 2003 pelo sistema Sebrae que visa preparar grupos de profissionais liberais, empreendedores, estudantes, membros de cooperativas e associações para desenvolverem trabalhos de forma cooperada e associativa. Seu objetivo é fazer com que os participantes reconheçam a competição, a cooperação e o associativismo como processos sociais, que compreendam a cooperação e o associativismo como uma resposta inteligente e criativa da sociedade frente ás suas necessidades e a sua realidade e que identifiquem as vantagens das ações coletivas para viabilização e satisfação de objetivos para interesses e necessidades comuns.
Durante o curso, os participantes primeiramente recebem a capacitação em tele-salas, onde assistem vídeos de experiências de sucesso desenvolvidas através do associativismo e cooperativismo. Depois, com o apoio do orientador acompanham o desenvolvimento dos seus cinco módulos teóricos: O importante é cooperar, Tá na rede é peixe, Remover as pedras do caminho, Parceiros pra valer e Vamos administrar juntos.
Participaram do curso, os associados da Casa do Artesão e da Associação Pura Arte de Ubatuba, que foram divididos em duas turmas de cerca de 30 pessoas.
Para a participante Inis Aparecida, que trabalha com arte em papel reciclável, o »Junto Somos Fortes é produtivo, divertido e esclarecedor».
O presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Ahmad Khalil Barakat, explicou que a ACIU procura atender todos os segmentos da cidade e que no mês passado realizou um outro programa chamado »Central de Negócios» voltado apenas para os empresários do município. »Os artesãos foram o primeiro grupo escolhido para fazer o Juntos Somos Fortes devido à necessidade que eles tinham em realizar o programa para se capacitarem e viabilizarem a sua produção. Queremos muito que o nosso artesanato cresça, por isso vamos apoiá-los para que possam encontrar de fato o seu espaço no mercado». (Fonte: Assessoria de Comunicação - ACIU)