Equipe do controle de endemias da Prefeitura de Ubatuba
A Câmara Municipal de Ubatuba aprovou, nesta terça-feira, 20, por unanimidade, a Moção de Congratulação proposta pelo vereador Gerson de Oliveira, em reconhecimento ao trabalho exercido pela equipe de Controle de Endemias. A moção foi entregue ao supervisor de campo, Moacir de Oliveira, em uma homenagem da própria equipe, ao mais antigo funcionário do Controle de Endemias de Ubatuba.
O setor de Controle de Endemias da Prefeitura Municipal é responsável pelo combate ao mosquito da dengue, bem como pela conscientização da população e por pesquisas, com o objetivo de evitar que a doença aconteça no município. Como resultado das ações desenvolvidas pela equipe, Ubatuba não possui nenhum caso autóctone da doença, desde agosto de 2007.
Gerson Biguá afirma que é uma grande satisfação reconhecer o trabalho incansável de uma equipe. “Este valoroso trabalho nos trouxe excelentes resultados, preservando vidas e a saúde econômica do município. Se não fosse o esforço destes agentes, a nossa cidade poderia estar sendo alvo de uma nova epidemia, considerando que diversas cidades vizinhas passaram por este problema. O prefeito Eduardo Cesar está de parabéns, por montar esta equipe, escolher lideranças eficientes e proporcionar a estrutura necessária para que eles possam trabalhar.”
Para o prefeito Eduardo Cesar, o fato de Ubatuba não ter registrado nenhum caso autóctone (gerado no próprio município) demonstra que, realmente, o trabalho está sendo bem sucedido. “Nós nos empenhamos bastante, no sentido de contratar e treinar pessoal, adquirir novos carros e equipamentos, buscar parcerias e mobilizar a população. Atualmente, a situação está controlada, mas o trabalho deve ser constante, para que a dengue não volte a acontecer.”
Números impressionantes
O coordenador do Programa de Controle de Endemias, Antenor Benetti, utilizou a Tribuna da Câmara para fazer um resumo das atividades desenvolvidas desde maio do ano passado. “Os números são impressionantes e falam por si. Somente no primeiro mutirão, que durou um mês, nós recolhemos mais de 13 mil quilos de criadouros, que vão desde tampinhas de garrafa até caixas d’água. Em um ano de trabalho, foram visitados 78.691 imóveis e foram atendidas 7.123 denúncias. Felizmente, podemos ver que nossos objetivos estão sendo alcançados, pois estamos conseguindo proteger a população. Agradeço aos vereadores por lembrarem de nós e reconhecerem o nosso trabalho.”
Apenas neste ano, foram realizados mutirões nos bairros: Perequê-Açu, Sumidouro, Taquaral, Picinguaba, Jd. Carolina, Samambaia, Marafunda, Ipiranguinha, Figueira, Jd. Ipiranga, Morro das Moças, Praia Grande, Enseada, Lazaro, Saco da Ribeira, Rio Escuro, Sesmarias, Maranduba, Sertão da Quina, Vila Santa, Araribá e Tabatinga. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)