A secretaria municipal de Educação da Prefeitura de Ubatuba vem investindo nesses últimos anos na capacitação de professores e educadores que trabalham com alunos com necessidades educacionais especiais. Hoje cerca de 300 crianças são acompanhadas pela equipe multidisciplinar da secretaria, que é formada por quatro psicólogas, uma psicopedagoga e uma fonoaudióloga. A equipe tem oferecido capacitações a professores e auxiliares de sala, para um melhor atendimento à essa criança que necessita de um olhar especial. Aproximadamente 60 professores e educadores estão diretamente envolvidos com estas crianças.
Somente nesse mês de maio, a equipe multidisciplinar ofereceu duas palestras dirigidas aos profissionais que trabalham em sala com alunos, seja de inclusão, seja de salas especiais. Atualmente a rede possui cinco salas especiais, sendo que duas estão na Escola Municipal Altimira Abirached e uma na Escola Municipal Padre José de Anchieta e duas na Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves.
Formada há aproximadamente quatro anos, a equipe multidisciplinar trabalha com a triagem, avaliação e o encaminhamento para um especialista, caso haja necessidade, da criança ou jovem que estude na rede municipal de ensino. Casos de Paralisia Cerebral, Disritmia Cerebral, Epilepsia, Agressividade, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Desenvolvimento Infantil e Inclusão, estão entre os acompanhados pela equipe multidisciplinar. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)