Eduardo Cesar (à esq.) e Cap. Stanellis em vistoria as obras do quartel
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve nesta quarta-feira, 21, juntamente com o capitão José Eduardo Stanellis, do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba, vistoriando as obras de construção do Quartel da Brigada de Resgate e Incêndio do Corpo de Bombeiros de Ubatuba.
De acordo com Stanelis, a obra está adiantada e deverá ser entregue à população no dia 4 de julho. “Com esta inauguração, além do serviço de guarda-vidas e resgate marítimo, que já existe em Ubatuba, o município passará a contar com serviços de resgate e combate a incêndio, além de atividades de prevenção”, explica o capitão.
Outra vantagem, segundo Stanelis, é a agilidade que a presença do quartel vai proporcionar no que diz respeito à emissão de alvarás e habite-se para funcionamento de comércios e afins. “Até então, os engenheiros tinham que pedir as autorizações em Caraguá e com o quartel em Ubatuba, isto não será mais necessário. As pessoas também poderão ainda tirar dúvidas referentes a projetos”.
Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, “esta obra tem muita importância para nós, pois quebra um paradigma de muitos anos que nossa cidade passou precisando esperar atendimento vindo de Caraguatatuba. Por isso nosso empenho em ver este sonho concretizado é tão grande”.
Reclassificação
Stanelis explica também que, com a vinda do serviço de resgate e combate a incêndio, ocorre uma reclassificação do município no Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), que na prática significa uma redução no valor pago para a contratação de seguros. “O fato de o município contar com estes serviços barateia o custo de seguros, pois diminui a probabilidade de acidentes graves neste sentido. Desta forma, o valor pago pela população na taxa cobrada junto ao IPTU, volta em forma de desconto na contratação de seguros”, explica o capitão. “A iniciativa da cobrança de taxa para implantar o serviço de resgate e combate a incêndios foi o fato que proporcionou a vinda do Corpo de Bombeiros para Ubatuba; foi fator determinante para que esta obra fosse viável”, completa Stanelis.
Funcionamento
Quanto ao funcionamento da Brigada de Incêndio, o Estado vai disponibilizar 13 homens e o município mais aproximadamente 15 homens para operaram no serviço local. O Estado já adquiriu uma viatura de resgate, que ficará guardada em Caraguatatuba até a data da inauguração do quartel em Ubatuba. Uma viatura de incêndio também já foi comprada pelo Estado e será repassada ao município, que está adquirindo também uma viatura leve para vistorias, serviços administrativos e operacionais. Para a viatura de incêndio, o Governo do Estado comprou um chassi e a prefeitura vai transformá-lo.
“O prefeito tem mostrado um interesse muito grande, acompanhando sempre a obra, cobrando e dando todo o apoio para esta parceria”, disse o capitão Stanelis, frisando que com esta conquista de Ubatuba, 75% do Litoral Norte passará a contar com um posto do Corpo de Bombeiros. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)