A presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMI) de Ubatuba, Valéria Carvalho, participou de uma reunião em Taubaté, com o objetivo de preparar as pautas para a Conferência Regional do Idoso, marcada para o próximo dia 30. O Centro de Convivência da Terceira Idade Plenitude da Vida, esteve representado por Sebastião F. Carvalho e Publio M. P. de Miranda.
Durante o encontro, conduzido por Débora Ferreira Giannico, diretora executiva do Conselho Estadual do Idoso, ficou acertado que os municípios do Litoral Norte estarão reunidos em Ubatuba no próximo dia 26, na Conferência do Litoral Norte. O evento discutirá a pauta a ser apresentada na Conferência Regional e programará atividades locais para o Dia Mundial de Conscientização da Violência à pessoa idosa, marcado para 15 de junho.
“Nossa região (Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte) definirá 22 delegados para a Conferência Estadual, que acontece na capital no final de junho. Nossa região abordará os temas ‘saúde do idoso’, ‘ações para a efetivação dos direitos da pessoa idosa’ e ‘violência e maus tratos contra a pessoa idosa’”, diz Valéria, que coordenará o encontro do dia 26.
“Voltaremos a nos reunir no dia 30, em Taubaté, para o fechamento do relatório que será apresentado na Conferência Estadual”, completou Valéria.
Estatuto e cartilha
O Conselho Municipal do Idoso de Ubatuba recebeu um lote de cópias do Estatuto do Idoso. Os interessados poderão solicitá-las na Casa dos Conselhos, que fica na Rua Paraná, 257.
“Em breve teremos à disposição, exemplares da Cartilha do Idoso, publicada pelo Ministério Publico e pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo”, conta Valéria.
A cartilha fala sobre os direitos do idoso, benefícios previdenciários, assistência social, planos de saúde, entre outros assuntos de interesse do idoso. “Recebemos exemplares durante a reunião em Taubaté e achamos muito interessantes. Já fizemos o pedido e assim que chegar, divulgaremos para que toda a população idosa de Ubatuba possa ter acesso a essas informações”, finaliza a presidente do CMI. (Fonte: Assessoria de Comunicação - PMU)