Primeira Dama com as artesãs e o liquidificador doado
A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, está desenvolvendo no Sertão do Ubatumirim um trabalho de artesanato com o uso da fibra da bananeira. Para dinamizar os trabalhos, as artesãs receberam, no último dia 14, um apoio especial: a visita da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Denise Cesar, que foi acompanhar de perto os trabalhos realizados com a fibra da banana.
Na ocasião, a primeira dama efetuou a entrega de um liquidificador industrial, utensílio necessário para a preparação da matéria prima. Ao identificar que o liquidificador industrial se tratava de uma reivindicação para melhoria da produção dos trabalhos, a Administração Regional Norte encaminhou o pedido do equipamento ao Fundo Social, que prontamente atendeu a reivindicação.
“Agora o trabalho das mulheres que participam do curso será facilitado. O grupo é composto de mulheres esforçadas e animadas em aprender cada vez mais desta arte. Para elas, esta é uma forma de geração de renda que dará muitos resultados positivos em curto prazo”, comenta José Roberto Júnior, administrador da Regional Norte.
Bons frutos
O trabalho vem sendo desenvolvido junto a um grupo de moradoras do bairro, que estão conseguindo bons frutos a cada dia de curso. As técnicas são usadas desde o preparo da matéria-prima, utilizando muita criatividade para a confecção de inúmeros objetos.
“Este trabalho tem chamado a atenção da mídia regional, que tem nos procurado para conhecerem melhor o projeto aproveitamento da fibra da banana. O que era descartado antes, agora é utilizado, gerando renda para a comunidade”, diz o secretário municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, Claudinei Salgado. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)