Luisa Mell entrevista integrante da escolata
No próximo dia 30 de maio, sexta-feira, às 19h30, Miltinho, o percussionista do Sexteto que acompanha o apresentador Jô Soares em seu programa na Rede Globo, realizará um workshop sobre música, no Auditório da Unitau, no bairro do Itaguá.
O evento tem duração prevista de uma hora e meia e Miltinho irá conversar com os participantes sobre música, carreira, além de ensinar algumas técnicas de percussão. O workshop é fruto do trabalho do músico Elias Batista, monitor do projeto social Música na Escola, mais conhecido como Escolata.
Apesar de alunos da Escolata, monitores e músicos da cidade terem lugar garantido no workshop, as vagas são limitadas e as inscrições e a retirada dos convites deverão ser realizadas na Secretaria Municipal de Educação, ou na Escola Municipal Maestro Pedrinho. O convite será trocado por um quilo de alimento não perecível, exceto sal e açúcar.
Escolata
O Projeto Social Música na Escola, desenvolvido pelo monitor Elias Batista, é trabalhado no bairro há aproximadamente 3 anos e tem repercutido de maneira muito positiva, já tem tendo atraído a atenção de várias mídias, como a Vanguarda, filiada à Rede Globo, que gravou um especial do programa Vanguarda Mix Verão e ainda de publicações especializadas como a Editora Abril que fez uma reportagem especial sobre o projeto na Revista Nova Escola.
Atualmente o projeto contempla aproximadamente 340 crianças, alunos e ex-alunos da escola, abrangendo desde a pré-escola até o ensino médio. “As crianças são envolvidas no ensino de diferentes áreas de atuação musical, seja tocando, cantando, dançando, encenando ou compondo, atividade que tornamos rotina nas atividades da Escolata, para auxiliar o desenvolvendo do gosto musical, e o olhar crítico das crianças para os produtos veiculados atualmente na mídia geral.”, diz Elias.
“Além disso, acredito ser muito importante esse exercício de composição, pois desenvolve a criatividade, a habilidade musical e até mesmo a auto-estima das crianças. Por isso dou tanta importância a esse momento, que pode ser um movimento totalmente independente de inspiração das crianças ou direcionado por mim, que também componho sozinho ou com alguns parceiros, como o DJ Jean, a quem agradeço muito pela amizade e companheirismo”, completa Elias.
O projeto é desenvolvido em horário contrário ao da aula, possibilitando assim que essa criança seja assistida por um período maior de tempo, impedindo que ela fique sozinha em casa, ou na rua, e auxiliando no seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social.
Outra característica do projeto é a construção de instrumentos musicais a partir de sucatas, ou outros materiais que iriam para o lixo, colaborando também para a diminuição da quantidade de lixo em nosso planeta. (Assessoria de Comunicação/PMU)
Visite www.escolata.com.br
Monitor Elias e seus alunos da Escolata