Mutirão contra a dengue região sul - recolhendo lixo
A região sul do município de Ubatuba recebeu, nesta quinta-feira, 15, uma verdadeira operação de guerra contra o mosquito da dengue. A ação contou com o apoio de cem homens da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromovel de Caçapava, que se uniram aos agentes de endemias, de saúde da família e de controle de vetores para orientar a população e retirar possíveis criadouros do mosquito. Foram vistoriados os bairros Vila Santana, Maranduba, Araribá e Sertão da Quina, totalizando 3.222 imóveis percorridos.
Apesar de todas as campanhas nacionais, regionais e municipais, com ampla divulgação na mídia, a quantidade de lixo jogada nas ruas, terrenos baldios e imóveis é muito grande. São sacos plásticos, copos descartáveis, garrafas, brinquedos, papéis e outros materiais inservíveis que constituem um verdadeiro perigo contra a saúde pública, por acumularem água e propiciarem o desenvolvimento de larvas do mosquito da dengue.
O superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, lembra que, embora a prefeitura realize a limpeza das ruas e recolha o lixo produzido, a população precisa colaborar com a manutenção desta limpeza. “É fundamental que a população colabore, mudando seus hábitos em relação ao lixo, que não pode ser jogado ao relento. As crianças devem ser orientadas pelos pais e os adultos precisam tomar consciência que um simples copo plástico jogado no chão pode dar origem a dezenas de mosquitos da dengue.”
Resguardando fronteiras
O mutirão teve como objetivo prevenir a região sul, uma das principais portas de entrada do município, contra o risco, uma vez que a cidade de Caraguatatuba vem registrando casos positivos da doença. Apesar de não ter registrado nenhum caso autóctone desde agosto do ano passado, o município se esforça para afastar o risco que ronda as suas fronteiras.
O capitão Ávila, que acompanhou e comandou os soldados durante a ação em Ubatuba, afirma que as forças armadas se sentem honradas em participar de operações como esta. “Nós fazemos parte dessa nação bonita e estamos unidos ao poder público e à população, na luta pelo bem comum. Como a cidade de Ubatuba conseguiu atingir o índice 0 de casos de dengue, nós estamos aqui, juntamente com a prefeitura, fazendo este trabalho de prevenção, para diminuir ainda mais as chances de que a dengue volte a acontecer no município.”
Moção de congratulações à equipe de combate à dengue
O secretário de saúde Clingel Frota ressalta que Ubatuba vive hoje uma outra realidade em relação à dengue. “Graças à dedicação da equipe de Controle de Endemias, que tem trabalhado incansavelmente, nós conseguimos obter excelentes resultados. Em vista disso, a Câmara Municipal lhes entregará, não próxima terça-feira, uma Moção de Congratulação, pelos relevantes trabalhos prestados à população ubatubense. Se Ubatuba hoje respira com tranqüilidade, deve-se ao esforço destas pessoas.”
Para o prefeito Eduardo Cesar, a ausência de casos positivos da doença é motivo de alegria, mas não significa que o trabalho de prevenção possa parar. “Nós não podemos nunca descuidar do combate aos criadouros de dengue. Precisamos estar sempre alertas para impedir que a dengue volte ao nosso município”. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)
Mutirão contra a dengue região sul - concentração antes do mutirão