Mães e funcionários aprendendo a estampar tecidos, na oficina de Silk-Screen
A Escola Municipal Madre Maria da Glória promoveu, durante a semana passada, uma programação especial em homenagem ao dia das mães. Foram oferecidas oficinas às mães que estivessem dispostas a aprender a reutilizar materiais que normalmente iriam parar no lixo e ainda apresentasse uma possibilidade real de geração de renda para suas famílias.
No dia 6 de maio, a oficina de sabão fez sucesso, com as mães. Aprendendo a transformar o óleo de cozinha usado, que normalmente seria descartado na pia ou despejado no quintal, esse elemento de caráter altamente poluidor, após manipulado com soda cáustica e outros ingredientes, se transforma em barras de sabão, próprio para ser utilizado na limpeza de casa.
A oficina de confecção de pão caseiro também agradou às participantes, que aprenderam receitas fáceis e nutritivas de como preparar um dos alimentos mais consumidos no mundo.
Outra oficina, cuja temática principal é a preservação ambiental foi a de confecção e impressão de bolsas.
Bolsas feitas de material resistente, como o algodão cru, foram confeccionadas pelos professores da escola e decoradas, a partir da técnica de decoupage, pelos alunos. As mães, para a finalização desta bolsa, aplicaram uma estampa em silk-screen, onde foi escrita uma homenagem a elas e à importância da preservação ambiental.
“A intenção deste trabalho é amenizar a degradação ambiental, já que nossa cidade tem um grande potencial ecológico.”, diz a diretora Terezinha Aparecida Aliende. “Gostaria de agradecer o apoio da comunidade, que nos forneceu o óleo para a oficina de sabão, à todos os professores e funcionários da EM Madre Glória, pelo esforço neste trabalho, e ao apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba”, completou.(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
Mães aprendendo a fazer pães caseiros