Carminha, a formadora Jane, Akemi e Regina em Jacareí
A formação continuada de qualidade é um dos maiores investimento que a Secretaria Municipal de Educação vem realizando, com seu Programa de Alfabetização e Letramento. E é neste contexto de aprimoramento e socialização de conhecimento que parte da equipe da secretaria Educação, composta pelas formadoras Regina Dellalibera e Maria do Carmo Benício Oliveira, da Oficina Pedagógica e pela Supervisora Akemi Matsuoka, estão participando durante todo esse ano, do Programa Ler e Escrever – acompanhamento 2008, oferecido pela Secretaria Estadual da Educação.
Através da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, a formadora Jane Daibert Padula da Secretaria Estadual, estará promovendo dez encontros, que acontecem mensalmente, na cidade de Jacareí, onde o foco é a reflexão e o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas em salas de alfabetização.
As cidades participantes deverão montar um plano de trabalho, escolhendo uma sala de alfabetização em uma escola de sua rede, e juntamente ao professor de sala deverão planejar as atividades sugeridas pela formadora. Enquanto a professora de sala irá aplicar a atividade, a equipe da Oficina Pedagógica irá observar e registrar a atividade, acompanhando o desenvolvimento dos alunos desta sala durante o desenrolar do ano letivo.
No Sesmaria
Em Ubatuba a equipe da Secretaria Municipal de Educação escolheu a Escola Municipal João Alexandre, no bairro do Sesmaria, para realizar esse trabalho. “Esse curso é uma continuação do Programa Letra e Vida que vem sendo desenvolvido desde 2006, cujo foco é a formação continuada e a mudança da prática pedagógica do professor”, diz Regina. “Terça-feira, 13 de maio, foi o nosso terceiro encontro, e nossas expectativas são muito positivas com os resultados desse trabalho”, complementam Carminha e Akemi.(Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)