Professores durante das oficinas da educação/Foto: Roberta Nosé
O professor Jorge Ivan, mestre em Lingüística Aplicada, e a professora Maria do Carmo Benício, ambos formadores da Oficina Pedagógica, ofereceram esta semana uma oficina de aperfeiçoamento de práticas para gestores, formadores, professores e auxiliares de biblioteca.
A oficina aconteceu na tarde de segunda-feira, 12 de maio, e foi especialmente direcionada aos auxiliares de bibliotecas escolares, diretores e vices dessas escolas.
Na sexta-feira, 16 de maio, o professor Jorge e a professora Lucilene Alcanfor, ministraram oficinas de produção de texto, cujo enfoque foi o desenvolvimento da criatividade e o estímulo à produção. Foram aplicados exercícios de produção de texto, após uma breve aula teórica sobre sua produção e finalizou com uma atividade de reescrita de texto.
Nas duas oficinas, os participantes demonstraram muita satisfação com o conteúdo e com a idéia apoiada pela Secretaria Municipal de Educação de incentivar os professores a trabalharem a produção de textos com seus alunos e assim criar uma demanda de escritores e leitores nas escolas da rede.
A oficina de Produção de Textos faz parte de um projeto que foi iniciado em março com uma Oficina de Literatura Infantil. O segundo encontro ocorreu em abril, com a Oficina de Gêneros Discursivos, onde a parte teórica foi apresentada aos participantes, e nesta semana foram colocadas em prática as informações disponibilizadas pelos formadores.
Todas essas ações estão inseridas no Programa Alfabetização e Letramento em Língua Portuguesa e Matemática da Secretaria de Educação, que compreende atividades de formação e capacitação de todos os professores do Ensino Fundamental da rede municipal. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)