Audiência pescadores em Ilhabela
Uma comitiva ubatubense de 300 pessoas, entre pescadores e representantes da Prefeitura de Ubatuba, esteve em Ilhabela nesta terça-feira, 13, para acompanhar mais uma consulta pública promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Esta foi mais uma oportunidade em que os ubatubenses aproveitaram para dizer não ao projeto que propõe a criação de Áreas de Proteção Ambiental (APAs) em todo o Litoral Norte.
Os pescadores protestam contra a atitude do Governo Estadual, que não consultou os setores interessados antes de formular o decreto. Entre os artigos da minuta apresentada à população que mais causam descontentamento, destaca-se o número 3, que dá plenos poderes ao secretário estadual de Meio Ambiente, para decidir sobre a regulamentação de todas as atividades relacionadas à APA.
Segundo a secretária municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, o certo seria reiniciar o processo, dando direito de participação a todos os setores envolvidos. “Ninguém é contra a preservação do meio ambiente, mas para a elaboração de um decreto desta magnitude, é preciso que as pessoas diretamente ligadas à questão sejam primeiramente ouvidas”.
Nesta quarta-feira, 14, os pescadores Ubatubenses foram recebidos por deputados estaduais favoráveis ao movimento contra a criação das APAs.
Audiência em Ubatuba
Na terça-feira passada, 6, os pescadores ubatubenses, juntamente com o prefeito Eduardo Cesar e a secretária Municipal de Agricultura Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, fizeram uma passeata pelas ruas do centro, parando em frente a Cetesb para protocolar um ofício endereçado ao secretário estadual, Xico Graziano. O documento solicitava uma audiência em Ubatuba, com a presença do secretário, para esclarecer detalhes sobre o projeto e expor o posicionamento do setor pesqueiro ubatubense. Como resultado da manifestação, Xico Graziano se dispôs a vir a Ubatuba no próximo dia 19. A audiência acontecerá no Salão de Eventos da Igreja São Francisco, a partir das 15h. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Audiência pescadores em Ilhabela