Ação ubatuba sem dengue no final do ano/Foto: Adriane Ciluzzo
A Prefeitura de Ubatuba realizará, nesta quinta-feira, 15, uma mega-operação de combate aos criadouros do mosquito da dengue. Contando com o apoio de cem homens do Exército, o objetivo da ação é prevenir a região sul contra o risco, uma vez que a cidade de Caraguatatuba vem registrando casos positivos da doença. Ao todo, participarão das atividades cerca de 200 pessoas, somando o Exército, os agentes de controle de endemias, os agentes de saúde da família da região, braçais da prefeitura e outros funcionários.
O superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira afirma que a intenção deste mutirão é dar continuidade ao trabalho de prevenção que vem sendo desenvolvido constantemente no município. “Nós decidimos deslocar as ações para a região sul, tendo em vista a proximidade com Caraguá e a distância da região sul, que dificulta ações mais constantes. Então, aproveitaremos o reforço do exército para assegurar a prevenção nesta região.”
Ainda segundo Neilton, o período crítico de incidência do mosquito da dengue está passando, com a chegada do frio. “Nós conseguimos chegar até aqui sem nenhum caso positivo de dengue, mas ao contrário do que se pensa, não podemos descuidar da prevenção. Este momento é interessante, porque esfriou e a infestação diminui. Por isso, o trabalho preventivo alcança um resultado melhor. Esta é a melhor época para reforçar as ações de eliminação de criadouros.”
O prefeito Eduardo Cesar afirma estar contente com o trabalho desenvolvido pela equipe de Controle de Endemias, que atua incessantemente no combate ao mosquito e também com a população que tem colaborado bastante. “A população, de um modo geral, está mais atenta às formas de prevenção, mantendo seus quintais livres de criadouros. Agora, é preciso mudar os hábitos em relação ao lixo jogado nas ruas e terrenos, mantendo ainda o cuidado com seus imóveis.” (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)