Mobile feito por paciente - exposição de 2006
O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), da secretaria de Saúde da Prefeitura de Ubatuba promove de 14 a 16 de maio a Semana de Luta Antimanicomial, em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que acontece no dia 18 de maio. Para isso o CAPS programou eventos diversificados para seus usuários, familiares, profissionais e também para a comunidade. Para a quarta-feira, 14, o CAPS programou um passeio até a praia de Ubatumirim, na região norte do município. Das 9 às 16 horas, usuários, familiares e profissionais do CAPS, terão um dia de recreação na praia, com diversas atividades esportivas, confraternização e almoço.
Na quinta-feira, 15, o dia será dedicado a exposições e atividades de vivência no calçadão da avenida Dona Maria Alves, no centro da cidade. Uma exposição de arte retratará os trabalhos dos usuários para a comunidade. Durante o dia a comunidade poderá participar ativamente junto com os usuários de atividades como confecção de quadros. As atividades acontecerão no calçadão das 9 às 16 horas. Já na sexta-feira, 16, as atividades acontecerão no Sesc, em Taubaté. Uma confraternização reunirá mais de 20 municípios representados por seus CAPS. Das 13 às 17h30 haverá a apresentação de oficinas e demonstração dos trabalhos desenvolvidos pelos Centros.
Para o coordenador do CAPS Ubatuba e do ambulatório de Saúde Mental, Arnaldo Batista Alves, essas ações desenvolvidas durante a semana buscam a inclusão desses pacientes na sociedade. “Tudo isso que está sendo feito é para mostrar e demonstrar para a comunidade que o usuário do CAPS tem o direito de inclusão na sociedade. Buscamos promover a socialização e o envolvimento dos pacientes com a comunidade”, explica o coordenador. Hoje o CAPS de Ubatuba conta com cerca de 250 pacientes. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)