Foi realizado no final de abril, uma importante reunião na região norte do município, especificamente, no Sertão do Ubatumirim, para tratar do aditamento do Programa de Microbacias Hidrográficas, realizado em parceria com o Governo Estadual. Na ocasião, os produtores receberam orientações sobre o programa e tiveram a oportunidade de conhecer o plano de trabalho para o ano de 2008. Participaram da reunião o administrador da Regional Norte, José Roberto Júnior, a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, representantes da Secretaria de Agricultura do Estado ( CATI e APTA) e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
O programa tem o objetivo de promover o desenvolvimento rural do Estado, melhorando a renda e a produtividade dos agricultores, por meio de capacitações e reorganizações técnico-econômicas. O programa visa também recuperar a mata ciliar, por meio de Projetos Individuais de Propriedade (PIP).
A secretária municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, ressaltou a participação da comunidade nos processos de decisão do programa, que tem características sócio-ambientais. “O programa tem um forte apelo para a conservação das bacias hidrográficas do Ubatumirim, aliadas com o desenvolvimento econômico.”
O prefeito Eduardo Cesar afirma que projetos como este devem ser incentivados e mantidos em Ubatuba. “Estamos no caminho certo para o desenvolvimento sustentável das comunidades tradicionais. Precisamos dar aos produtores subsídios para que eles próprios sejam os defensores da natureza, tirando dela o sustento e mantendo-a preservada.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)