Largada da travessia em 2007
Os melhores atletas de maratona aquática do estado de São Paulo estarão em Ubatuba no próximo dia 18, para a disputa da quarta etapa do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas 2008. A prova, que também marca a “39ª Travessia de Ubatuba” acontecerá na Praia do Cruzeiro, no centro e terão percursos de 850m (curta), 3 km (média) e 9 km (longa). O início do congresso técnico das provas curtas está previsto para as 9 horas. Às 11 horas acontece o congresso técnico das provas média (3km) e longa (9km).
O prefeito Eduardo César lembra a importância da tradicional prova. “Essa prova é realizada há mais de 30 anos e para nós é um motivo de satisfação manter viva uma competição tão tradicional do esporte paulista”, comentou.
A quarta etapa do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas é uma realização da Federação Aquática Paulista e Igor de Souza Eventos Promoções, com apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 8244-5963 c/ Igor.
História da prova
A travessia foi idealizada em 1959, pelo Grêmio Estudantil 28 de Abril, do então Ginásio Capitão Deolindo, na época presidido por Justo Arouca. Em 29 de maio de 1960, dezoito nadadores partiram do Perequê-Açu para um percurso de 3.100 metros. O campeão da primeira travessia foi Ronaldo Gonçalves Duarte. Em 1963 a comissão de Esporte da Prefeitura Municipal de Ubatuba assumiu a organização da prova, o que regionalizou a competição.
Em 1967 aconteceu um empate na prova masculina: Kenishi Tozaki (A.A. Ubatuba) e José Antônio Ribeiro da Silva (S.C. Corinthians Paulista) foram declarados campeões. A secretaria de Cultura, Esporte e Turismo do Estado de São Paulo incluiu a prova no calendário oficial de eventos em 1968 e no ano seguinte, já com a organização da Federação Paulista de Natação, a prova assumiu caráter internacional.
O primeiro atleta estrangeiro a vencer a prova foi um argentino, em 1969: Daniel Sepikura do clube Gimnasia y Esgrima (os argentinos dominaram a prova até 1974). Em 1975, Djan Madruga devolveu a vitória aos brasileiros.
A primeira participação feminina foi em 1971 e a vitória foi de Fátima de Jesus Cesar (Corinthians). As mulheres também protagonizaram um empate em 1973, quando Fátima de Jesus Cesar (Corinthians) e Liliana C. Codaro (C.M. Buenos Aires, Argentina) terminaram em primeiro. O evento deixou de ser realizado entre 1978 e 1983.
Circuito Ubatuba sofre alteração de data
A segunda etapa do 12º Circuito Ubatuba de Águas Abertas foi transferida para o dia 8 de junho. A prova acontecerá na Praia da Maranduba. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)