A Cantina Municipal da Prefeitura completa, neste Dia do Trabalhador, 1º de maio, seu primeiro ano dede reativação, depois de cinco anos sem funcionar. Como comemoração, os servidores públicos tiveram um almoço especial e puderam saborear um bolo de 2 metros, confeccionado para a celebração da data, nesta quarta-feira, 30. A comemoração contou com a presença do prefeito Eduardo Cesar, que fez questão de prestigiar o aniversário, almoçando junto com os funcionários.
Administrada pela Aspem (Associação dos Servidores Públicos e Empregados Municipais, Autarquias e Fundações de Ubatuba), por meio de convênio com a prefeitura, a Cantina serve diariamente cerca de 300 refeições, ou, uma média de cinco toneladas de alimentos por mês. Segundo o gerente José Francisco Lemos Palhares, “o cardápio é balanceado, de acordo com as necessidades nutricionais dos trabalhadores. A maior parte dos legumes e hortaliças consumidos diariamente na cantina são adquiridos de produtores locais e não possuem agrotóxicos.”
Segundo o prefeito Eduardo Cesar, esta é mais uma realização que visa melhorar as condições de trabalho dos funcionários. “Quando assumimos a administração, a Cantina estava desativada e nós lutamos para que este benefício voltasse para as mãos dos servidores. Agora, podemos ver que a Aspem está desenvolvendo este trabalho com muito respeito ao trabalhador, proporcionando conforto e qualidade, por um preço acessível. O fato de não ter que correr para a casa na hora do almoço faz muita diferença na vida do funcionário e melhora os seu desempenho no trabalho.”
Na opinião da funcionária da Secretaria de Assuntos Jurídicos, Kelly Cristina Gomes, a reativação da cantina foi uma das maiores conquistas dos servidores. “Foi a melhor coisa que poderia ter acontecido a nós, trabalhadores, pois podemos contar com uma comida ótima por um preço sensacional. Não é só o dinheiro que economizamos, mas também o tempo. Isso influencia bastante na nossa qualidade de vida.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)