Na última terça-feira, 29, alunos da educação especial das escolas municipais Tancredo Neves, Padre Anchieta e Altimira Silva Abirached tiveram uma aula diferente de biologia no Projeto Tamar. Recepcionadas por monitores, as crianças puderam tem um contato bem próximo com o universo marinho e com as tartarugas marinhas, tão comuns em nosso município.
Essa visita ao Tamar faz parte do desenvolvimento de um projeto que os professores de Educação Especial vêm realizando em conjunto com os membros da Equipe Multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação. Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de tocar uma tartaruga marinha criança, que foi medida, pesada e muito fotografada por alunos que, além disso, receberam diversas informações sobre os hábitos de vida, o que comem, como se reproduzem, entre outras.
As professoras Mirna Maria Pedro, Margaret das Chagas Coelho, da Escola Tancredo e Miriam Soares junto à vice-diretora Ivone Gentille da E.M. Padre José de Anchieta foram as responsáveis pelo passeio das crianças.
A Equipe Multidisciplinar
Criada a partir da necessidade do levantamento das crianças portadoras de Necessidades Educacionais Especiais (NEE) nas Escolas da Rede Municipal de Ensino, resultando na Triagem realizada em 2005 e solicitada pela Coordenação de Educação Especial. Na época, o município contava com quatro profissionais, contratadas por Associações de Pais e Mestres de Escolas Municipais, sendo duas psicólogas, uma psicopedagoga e uma fonoaudióloga. Estas especialistas já prestavam orientação aos pais e professores através de palestras nas sedes das escolas solicitantes, e cursos ministrados para professores na Secretaria Municipal de Educação.
Porém, em virtude da necessidade de estabelecer parceria com a rede de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde (UNIR, Unidade de Saúde Mental, Centro de Especialidades), a fim de priorizar e efetivar o atendimento aos alunos portadores de necessidades educacionais especiais, fazia-se de extrema importância o levantamento da demanda de atendimento.
Desde então a Equipe Multidisciplinar passou a focar, em suas ações, especialmente a Educação Especial, comprometendo-se com a Avaliação para ingresso de novos alunos nas Salas Especiais para Deficientes Mentais, bem como para inclusão de alunos portadores de Necessidades Educacionais Especiais no Ensino Fundamental e Educação Infantil. A Equipe Multidisciplinar, passou a contar com mais duas psicólogas desde abril de 2006, dando continuidade à Triagem iniciada em 2005, porém, além das visitas de observação e orientação às escolas, ampliou suas atividades, oferecendo Orientação Familiar e Avaliação mais apurada de alguns alunos, bem como o devido encaminhamento (Psiquiatra, Psicólogo, Neurologista, Fisioterapeuta, Otorrinolaringologista, Oftalmologista, Geneticista e especialidades afins), quando necessários. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)