Moradores, voluntários e funcionários da prefeitura de Ubatuba passaram a manhã do último sábado, 26, no bairro da Figueira participando do programa Cidade Saudável. Divididos em grupos, eles percorreram as ruas do bairro recolhendo lixo, fazendo caiação nas fachadas dos muros, plantando árvores e conscientizando a população sobre a importância de impedir o aparecimento de criadouros do mosquito da dengue.
Um grande número de crianças do bairro participou ativamente do mutirão de limpeza, fazendo parte da equipe de higienização das ruas, onde a proposta era recolher lixo miúdo, como papéis de bala, bitucas de cigarro, tampinhas de garrafa, entre outros. Cleyton da Silva Pereira, de 6 anos, estudante da escola Maestro Pedrinho, estava empolgado com a oportunidade de participar do projeto Cidade Saudável: “O Planeta Terra tem que estar bem limpinho pra gente poder ter água prá beber e tomar banho e para que os ursos e os pingüins também possam viver”, disse.
Já Ana Carla Marcondes de Souza, de 9 anos, disse que é importante limpar a rua para que os carros não levam a sujeira para o rio, que passa no fim da rua. Walquíria França Rodrigues, de 10 anos, disse que é preciso deixar tudo limpo para não criar o mosquito da dengue. “É muito bom participar desse projeto. A gente aprende que não se pode jogar lixo na rua e também porque o mosquito da dengue pode viver até numa tampinha de garrafa”.
Ferramenta importante
Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, “a conscientização dessas crianças pelo
Programa Cidade Saudável é uma importantíssima ferramenta para que tenhamos hoje e principalmente no futuro, qualidade de vida no nosso município, já que são elas as responsáveis pela disseminação desses conceitos de preservação da natureza junto aos seus familiares”. Além disso, segundo o prefeito, o projeto é uma excelente oportunidade para incitarmos nas pessoas o conceito de que unidos e fazendo cada um sua parte poderemos melhorar o bairro, a cidade e assim por diante”. (Fonte: Assessoria de comunicação PMU)