Quer aprender a esculpir um instrumento musical que tem a cara da cultura popular? Então você precisa participar das Oficinas de Rabecas, promovidas pela Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart). As aulas acontecem às quartas-feiras, das 8h30 às 12h e das 14 às 17h30, no Sobradão do Porto. O valor da matrícula é de R$ 10,00, mais a mensalidade, também de R$ 10,00. No bairro do Itaguá, as aulas são ministradas gratuitamente, das 14 às 22h, atrás da Escola de Samba do Itaguá.
Sob o comando do professor Mário Gato, os alunos aprendem a história do instrumento, o manuseio das ferramentas, os sons, o entalhe e a maneira de tocar o instrumento. A rabeca é um instrumento de arco, precursor do violino, de origem árabe, tendo-se notícias de sua utilização desde a Idade Média. Esse instrumento é utilizado no Brasil em manifestações populares e religiosas, desde os remotos tempos da colonização.
Segundo o professor Mário Gato, no passado, o uso da rabeca era bastante comum em Ubatuba, nas manifestações religiosas e culturais. “Com o passar do tempo, este costume foi se perdendo e a nossa idéia é fazê-lo expandir novamente, fortalecendo assim, a cultura popular caiçara.”
Os interessados em fazer aulas no Sobradão devem comparecer à sede administrativa da Fundart, munidos de RG e comprovante de residência, além do valor da taxa de inscrição, mais o valor da primeira mensalidade. Para mais informações, ligue: 3833-7000. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)