Teste de glicemia na caravana da saúde no Sesmaria/Foto: Adriane Ciluzzo
O programa Caravana da Saúde, promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, aconteceu no Bairro Sesmaria, neste sábado. O evento foi realizado na Escola Municipal Senhor João Alexandre e reuniu centenas de pessoas. Ao todo, foram realizados 165 procedimentos de saúde, entre atendimentos médicos, saúde bucal e enfermagem.
A dona-de-casa Maria da Conceição, moradora do bairro, afirma que a Caravana da Saúde é um programa interessante, porque leva o atendimento para perto da população. “Eu achei muito legal, porque tenho filhos pequenos e não posso sair muito de casa. Passei minha filha caçula com o pediatra e nós fomos muito bem tratadas.”
Durante o evento, também foram realizados cadastros para a castração de animais. A Unidade Móvel de Esterilização de Cães e Gatos estará no bairro, de 12 a 21 de maio, em local a ser definido.
Prevenção de doenças
Também foram prestadas orientações sobre diversos assuntos relacionados à prevenção de doenças, como dengue, Aids, doenças sexualmente transmissíveis, diabetes, hanseníase, tuberculose e outras. A equipe de Controle de Endemias, responsável pelo combate ao mosquito da dengue, realizou uma varredura no bairro em busca de criadouros, orientando a população sobre as formas de prevenção. Ao todo, foram vistoriadas 254 casas.
O prefeito compareceu ao evento e disse estar muito satisfeito com os resultados das ações. “Vejo que a população está aderindo ao programa e isso é um grande estímulo para continuarmos. Graças à Caravana, estamos conseguindo colocar serviços de saúde diferenciados à disposição das comunidades.”
Recuperando sorrisos
A equipe de Saúde Bucal esteve no bairro durante toda a semana, atendendo uma média de 10 pessoas por dia. Somando os atendimentos durante a semana e da Caravana da Saúde, foram mais de 100 pessoas atendidas. Segundo o superintendente de Atenção Especializada, Edgar Portes de Souza, além da saúde bucal os atendimentos buscam elevar a auto-estima dos pacientes. “Nós estamos procurando restaurar o sorriso das pessoas, melhorando assim o convívio social, a possibilidade de arranjar empregos e o bem-estar.” (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)
Conhecimentos sobre dengue e aedes aegypti/Foto: Adriane Ciluzzo