No dia 10 de abril o COMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) de Ubatuba esteve na Pastoral da Criança, fazendo sua reunião ordinária e aproveitando para conhecer o trabalho que a entidade desenvolve na cidade. “Mesmo atuando hoje já em 20 bairros há uma necessidade muito grande da Pastoral da Criança atingir a Região Norte de Ubatuba (Aldeia do Prumirim, Camburi, Picinguaba, entre outros) e para isso é preciso lideranças capacitadas que já residam nos bairros para estarem fazendo esse trabalho”, explica o presidente do Comas Joéde da Silva Feijó.
A próxima reunião do COMAS será realizada no dia 8 de maio, às 16 horas, na Casa dos Conselhos, localizada à rua Paraná, 257, no centro de Ubatuba. “Convidamos todos os conselheiros representantes do poder público, das entidades e das associações de bairro para participarem dessa reunião”, finaliza o presidente.
O que é a Pastoral
A Pastoral da Criança em Ubatuba desenvolve um trabalho voluntário de ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, começando com as gestantes e com crianças de 0 a 6 anos. Conta com 65 líderes comunitários atuantes nas cinco paróquias do município, sendo elas a Paróquia Exaltação da Santa Cruz (centro), Paróquia Imaculada Conceição (Perequê-Açu), Paróquia São Benedito (Estufa I), Paróquia Nossa Senhora de Fátima ( Ipiranguinha) e Paróquia Nossa Senhora das Graças (Maranduba).
Atua em 20 bairros, num total de 102 voluntários, acompanhando 561 famílias e 620 crianças de 0 a 6 anos. Para ser um líder comunitário da Pastoral da Criança é preciso passar por uma capacitação de ações básicas. A Pastoral da Criança existe em Ubatuba há 13 anos e está localizada à rua Dr. Esteves da Silva, 319, no centro. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)