A Câmara Municipal aprovou, na semana passada, os projetos de lei enviados pelo Executivo com o objetivo de firmar convênios com o Centro Estadual de Formação Tecnológica Paula Souza e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Agora, os documentos enviados pela prefeitura estão em fase de análise e os convênios devem ser celebrados ainda este ano. Já os cursos devem ter início em 2009.
O objetivo dos convênios é trazer para o município cursos técnicos profissionalizantes, que serão oferecidos gratuitamente à população. Para o Centro Paula Souza, um prédio será construído no Bairro Estufa II. E para o Senai, a princípio, serão utilizadas as dependências da Escola Municipal Mario Covas Junior, inaugurada recentemente no Bairro Ipiranguinha. Neste caso, os cursos serão realizados à noite, período atualmente ocioso da escola.
Segundo o prefeito Eduardo Cesar, a celebração de ambos os convênios são resultados de um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo desta administração. “O desejo de trazer uma escola profissionalizante para Ubatuba é antigo e nós estamos em constantes conversações com a equipe do Centro Paula Souza e do para que isso aconteça. Agora, este é mais um sonho que está próximo de se tornar realidade.”
Na opinião do secretário de Educação, Arnaldo Alves, a vinda do Centro Paula Souza e do Senai para Ubatuba representa grandes oportunidades de qualificação profissional para os jovens ubatubenses. “Os cursos oferecem uma formação capaz de inserir estes jovens no mercado de trabalho, em qualquer lugar do país, sobretudo para aquelas pessoas que não têm condições de pagar uma faculdade. O Centro Paula Souza e o Senai são instituições tradicionais de ensino e oferecem estudos gratuitos e de qualidade.”
O Centro Paula Souza
O Centro Paula Souza é uma autarquia do governo do estado de São Paulo, que administra 126 escolas técnicas estaduais e 26 faculdades de tecnologia no estado de São Paulo. Segundo estudos do Ministério da Educação, 16 das 20 melhores escolas técnicas do Brasil são deste Centro. O índice de empregabilidade das pessoas que se formam nesta escola é de 91%.
O Senai
O Senai, criado em 1942, é uma entidade de direito privado organizada pelo empresariado industrial, através da CNI - Confederação Nacional da Indústria e pelas federações de indústrias nos estados. Com atuação em todo o território nacional, visa atender às necessidades de qualificação de profissionais para os setores industriais e atividades assemelhadas, incluindo serviços industriais de utilidade pública, serviços de reparação, conservação e manutenção, comunicação e pesca. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)