Secretário de Saúde, Clingel Frota fala durante prestação de contas da Santa Casa
Dando continuidade ao ciclo de audiências públicas que a Prefeitura de Ubatuba tem feito ao longo de toda esta gestão, a Secretaria de Saúde, juntamente com o setor administrativo e técnico da Santa Casa, realizaram, na noite desta quarta-feira, 2, mais uma audiência. O objetivo do evento foi prestar contas da atual situação do hospital à população, bem como responder alguns questionamentos levantados pela Câmara Municipal.
Mais de 100 pessoas acompanharam a audiência, entre representantes do Conselho Municipal de Saúde (Comus) e de associações de bairros, bem como vereadores, funcionários da Rede Municipal de Saúde e cidadãos interessados. Além disso, a audiência foi transmitida pela Rádio Costa Azul, permitindo que a população pudesse acompanhá-la em suas casas.
Segundo o secretário de Saúde, Clingel Frota, a prestação de contas atende a um preceito legal que permite à população, conhecer a real situação em que se encontra a Santa Casa. “Nós estamos trabalhando de forma transparente, para que os cidadãos tenham uma ampla noção de tudo o que acontece e de que forma as coisas estão sendo conduzidas. Infelizmente, ainda não podemos dizer que o nosso hospital seja um modelo a ser seguido, mas ele é o único que temos e posso garantir que temos feito o melhor para que a população seja bem atendida.”
A diretora administrativa da Santa Casa, Mara Franhani, afirma que, quando assumiu este cargo há oito meses, deparou-se com problemas de difícil solução. “Nós herdamos uma dívida altíssima, de cerca de R$ 18 milhões e uma série de problemas que se arrastam há mais de 20 anos. Para se ter uma idéia, o nosso déficit mensal é de 200 mil. Infelizmente, não conseguimos quitar esta dívida, mas estamos conseguindo impedir que ela aumente.”
Na opinião do prefeito Eduardo Cesar, um dos fatores que poderiam contribuir para a modificação deste quadro seria o envolvimento e a participação da comunidade. “A prefeitura está fazendo sua parte para conseguir a melhoria nos repasses financeiros dos governos estadual e federal. A Santa Casa é uma entidade filantrópica, portanto, é responsabilidade de todos nós.” (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)
Público presente à audiência pública.jpg/Foto: Adriane Ciluzzo